MPCE apresenta projeto Socioeducação na Medida Certa em encontro regional do CNMP 


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Centro de Apoio Operacional de Proteção à Infância e Juventude (Caopij), participou, na última quarta-feira (21/06), do Encontro Regional da Comissão da Infância, Juventude e Educação do Conselho Nacional do Ministério Público (Cije/CNMP), que ocorreu na sede do órgão ministerial da Paraíba. Durante o evento, o Centro apresentou o projeto Socioeducação na Medida Certa (SMC), que busca aprimorar a oferta de serviços especializados de proteção social aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em meio aberto, na capital e em mais 54 cidades cearenses.   
 

O encontro teve como tema a Resolução 204/2019 do CNMP, que dispõe a respeito do acompanhamento de órgãos ministeriais ao atendimento das medidas socioeducativas em meio aberto nos municípios. Atualmente, o projeto Socioeducação na Medida Certa abrange as 55 cidades do Ceará que recebem recursos federais para assistir os adolescentes que cumprem as medidas de liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade. 

“Nós elegemos aqueles municípios que recebem um cofinanciamento do Governo Federal, específico para a questão das medidas socioeducativas em meio aberto. Qual foi a nossa ideia? Se eles já recebem um cofinanciamento do Governo Federal, então já passaram por uma habilitação junto ao Governo Federal “, explicou o promotor de Justiça Flávio Côrte Pinheiro de Sousa, durante a cerimônia. 

O projeto prevê o fortalecimento dos serviços oferecidos pelos CREAS (Centros de Referência Especializados em Assistência Social) aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em meio aberto. 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br