Clube de Leitura recebe a escritora Vanessa Passos e define obra que será discutida em janeiro 


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional e da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), realizou, na última segunda-feira (27) mais um encontro do Clube de Leitura. Durante a oportunidade, os participantes debateram sobre a obra “A Filha Primitiva”, de Vanessa Passos, que também estava presente na discussão. 
 
O livro, ambientado na capital do Ceará, traça as relações firmadas entre mulheres de diferentes gerações e as nuances sociais, raciais e de gênero que determinam os caminhos seguidos pelas personagens: a avó negra que esconde de sua filha a identidade de seu pai; a filha, uma mulher branca, que rejeita a maternidade imposta pela sociedade; e a neta, que herda a raiva de sua mãe e nasce sentindo a dor de ser mulher. O romance foi vencedor da 6ª edição do Prêmio Kindle de Literatura.    
 
O clássico grego “Antígona”, de Sófocles, foi a obra escolhida para o próximo encontro, agendado para o dia 29 de janeiro. O livro discorre sobre Antígona, filha de Édipo e Jocasta, que luta sozinha contra um rei tirânico, seu tio, para garantir um funeral digno a um de seus irmãos, considerado um traidor. A tragédia traz uma reflexão acerca do papel do Estado, da família e da justiça. 
 
 
A iniciativa    

Os encontros do Clube de Leitura são realizados sempre na última segunda-feira de cada mês, às 19h. Com mediação do técnico ministerial Rafael Caneca, a atividade cultural foi organizada com o intuito de promover a cultura e fomentar a discussão sobre obras literárias que fogem das temáticas jurídicas, permitindo uma interação genuína entre os participantes. As inscrições para os encontros são realizadas pela Plataforma de Curso da ESMP.  

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br