MPCE participa da abertura de curso para profissionais de segurança pública


22.07.2019-AESP-ESPM-sA diretora-geral da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), promotora de Justiça Flávia Unneberg, participou, na manhã desta segunda-feira (22/07), da abertura do curso “Valorizando o profissional de segurança pública: princípios de formação para o atendimento às mulheres em situação de violência”, na sede da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP). Participam da capacitação, promovida pela AESP e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), um grupo de 20 policiais militares, 15 policiais civis e cinco profissionais da Perícia Forense. A formação possui carga horária de 40 horas e acontece de 22 a 26 de julho.

A promotora de Justiça Flávia Unneberg ressalta a importância desta ação para que os profissionais de segurança pública tratem adequadamente as mulheres vítimas de violência. “Os policiais militares e policiais civis são os primeiros a terem contato com as vítimas de violência doméstica e são os representantes do Estado mais próximos da população. Portanto, eles representam e fazem a voz do estado ser ouvida para aquelas vítimas, para que haja o devido tratamento e para que haja o entendimento do trauma que aquela mulher está passando”, destaca.

De acordo com a professora do curso, Juliana Martins, que é pesquisadora do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e consultora na área formação policial em gênero, violência de gênero, direitos humanos e segurança pública e saúde mental, a ideia é capacitar multiplicadores, já que o curso tem como objetivo principal oferecer subsídios pedagógicos para a formação policial para o enfrentamento da violência de gênero e violência contra a mulher.

“A partir da troca de experiências, da análise de boas práticas, da discussão sobre redes de proteção e protocolos de atendimento, esperamos contribuir para o fortalecimento das ações já desenvolvidas no Estado do Ceará e também para a criação de novas atividades, mas principalmente, o incentivo a uma prática pedagógica inovadora e dinâmica”, destacou Juliana Martins.

A capacitação também conta com a participação da professora doutora Fiona Macaulay, do Departamento de Estudos pela Paz na Universidade de Bradford, Inglaterra, e que, trabalha com formação em gênero e violência de gênero na Universidade e em instituições policiais da Indonésia, África e Brasil.

Também prestigiaram a solenidade de abertura do curso o titular da SSPDS, André Costa e a secretária da SPS, Socorro França. Ela avaliou positivamente a iniciativa. “Aqui se faz um curso empoderando o profissional de segurança pública, para que ele entenda e trabalhe melhor a questão da violência doméstica, que não é só a violência física, mas a violência psicológica principalmente, e agora mais do que nunca a violência sexual”, ressaltou a titular da SPS.

Segundo o diretor-geral da Aesp, Juarez Gomes Nunes Júnior, parte dos alunos do curso já atuam em unidades especializadas no atendimento à mulheres vítimas de violência e destaca a importância de formar multiplicadores nesta área. “A gente precisa sempre observar quais são as experiências exitosas que existem pelo Brasil e verificar como é que a gente pode fazer para implementar aqui. Essa parceria vai trazer crescimento para todos, porque esse perfil multiplicador será exercido não só aqui na Academia, por ocasião das disciplinas que estes profissionais podem ministrar na Aesp, mas também será exercido nos locais de trabalho deles, porque a difusão do conhecimento não acontece somente na sala de aula”, ressaltou Juarez.

Com foto e informações da Ascom da Aesp.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br