ESMP realiza ciclo de palestras “Diálogos Jurídicos” na região do Cariri


Palestra CaririA Escola Superior do Ministério Público (ESMP) oferece entre os dias 17 e 18 de novembro, na região do Cariri, o ciclo de palestras “Diálogos Jurídicos”. Segundo o coordenador do 1º Núcleo Regional da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), o promotor de Justiça Thiago Marques Vieira, os temas escolhidos oferecem a dualidade de opiniões e eventos deste tipos oferecem um debate qualificado destinado aos operadores do direito de todo o Cariri.

“Além do fortalecimento do diálogo com a sociedade e com outras instituições de Ensino Superior, eventos como este oferecem aos membros do Ministério Público cearense o acesso a debates diferenciados, cursos e palestras. É importante também para fortalecer a atuação da ESMP no interior do Estado, possibilitando que os promotores de Justiça distantes da Capital não precisem ir à Fortaleza para se beneficiar das formações oferecidas pela Escola Superior do MP cearense”, explica Thiago Marques, titular da Promotoria de Justiça do Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Crato.

Na quinta-feira (17), às 18h30, no Centro Universitário Unileão, aconteceu uma palestra sobre a possibilidade de execução da pena após condenação em segunda instância, com a participação de Thiago Marques e o defensor público Emerson Castelo Branco. Já na sexta-feira (18), às 18h30, na Faculdade Paraíso do Ceará, o tema abordado foi a reforma da previdência com o advogado Antonio Geraldo Leite e o procurador federal Thormes Filgueira Leite.

Este é o primeiro ciclo dos “Diálogos Jurídicos” e, segundo o coordenador do Núcleo Regional da ESMP, haverão mais dois ciclos no próximo semestre. A metodologia do evento simula a realização de um júri, com a apresentação de duas opiniões opostas, réplicas e tréplicas e com a presença de um mediador.

A ESMP conta com a parceria da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC), da Escola Superior de Advocacia do Estado do Ceará (ESACE), da Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Ceará (ESDP), da Universidade Regional do Cariri (URCA), da Faculdade Paraíso do Ceará (FAP), da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e do Centro Universitário Unileão.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br