MPCE participa de seminário sobre saúde mental


Mesa de abertura do seminário sobre saúde mentalO Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por intermédio da Promotoria de Justiça da Saúde Pública, participou nesta terça-feira (24) do Seminário Estadual de Saúde Mental realizado pelo Conselho Estadual de Saúde do Ceará (CESAU). O encontro teve como tema Saúde Mental e o Controle Social: Implantando a Comissão Intersetorial Estadual de Saúde Mental do Ceará.

No período da manhã a discussão teve como tema “Reconstruindo laços nos espaços do controle social na organização da rede de atenção à saúde mental”. A mesa de debates teve como coordenador o vice-presidente do CESAU, Marcos Parahyba; e como secretário o conselheiro estadual de Saúde, Antônio Cleyton Magalhães. Já os debates foram realizados pelo secretário estadual de Saúde do Ceará, Henrique Jorge de Sousa; a conselheira estadual de Saúde representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/CE), Laciana Lacerda; a promotora de Justiça de Defesa da Saúde Pública, Isabel Porto; a defensora pública Mariana Lobo; o representante da Comissão de Saúde da OAB/CE, Ricardo Madeira; a representante do Fórum Cearense da Luta Antimanicomial, Márcia Araújo; e o representante da Rede Cearense de Redução de Danos, Rafael Baquit Campos.

No período da tarde os debates foram sobre as “Estratégias de implantação da Comissão Intersetorial de Saúde Mental do Estado do Ceará.” A discussão foi mediada pela secretária-executiva do Conselho Estadual de Saúde do Ceará, Maria Goretti Pinheiro; representante das entidades estaduais dos enfermeiros, Francisca Lúcia de Arruda; representante de profissionais de saúde de nível superior, Erika Marques Nobre; e a representante do Fórum Cearense da Luta Antimanicomial, Núbia Caetano.

Foto: Divulgação/Cesau-CE

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br