Atenção Especializada


A Atenção Especializada compreende ações e serviços mais complexos no âmbito do SUS, estruturada para as necessidades dos pacientes que não se esgotam na atenção básica, incluindo procedimentos ambulatoriais e hospitalares.

Não possui uma política nacional bem definida, como a atenção básica, sendo formada por diversas redes de atenção. Divide-se em média e alta complexidade.

A média complexidade é composta por ações e serviços que visam atender aos principais problemas de saúde e agravos da população, cuja prática clínica demande disponibilidade de profissionais especializados e o uso de recursos tecnológicos de apoio diagnóstico e terapêutico. Os grupos que compõem os procedimentos de média complexidade estão definidos no Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA) do SUS.

A alta complexidade é o conjunto de procedimentos que envolve alta tecnologia e alto custo, objetivando propiciar à população acesso a serviços qualificados, integrando-os aos demais níveis de atenção à saúde (atenção básica e de média complexidade).

Acesse aqui cartilhas explicativas, elaboradas pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), sobre a “Assistência de Média e Alta Complexidade no SUS”: