Mindfulness contra insônia e ansiedade é tema de Pingo de Prosa desta sexta-feira (7)


A Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará (ESMP) realizou na manhã desta sexta-feira (07/12) mais uma edição do Pingo de Prosa com o tema “Mindfulness contra insônia e ansiedade”. A palestra foi proferida por Athila Campos, doutor em Ciências (Saúde Coletiva) pelo Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e membro efetivo do Grupo Mente Aberta do Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde.

Durante a palestra, Campos apresentou o conceito de Mindfulness, que tem origem nas práticas budistas. O termo significa atenção plena e é definido como a “capacidade de estar no momento presente”. O palestrante explicou que Mindfulness é um programa que pode ser estruturado ao longo de oito semanas, por meio de técnicas, de forma a desenvolver nos participantes as habilidades de controle da atenção, controle emocional e comunicação efetiva. O programa é indicado para tratamentos de insônia, ansiedade, depressão e estresse crônico.

O Pingo de Prosa é um projeto que traz temas que valorizam a qualidade de vida. As palestras multidisciplinares acontecem mensalmente, por meio de encontros de uma hora e meia de duração com a participação de profissionais de diversas expertises, visando à compreensão de outras formas de conhecimento, cultura e bem estar.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br