Uso da Inteligência Artificial na atuação de membros e servidores é tema do Smart MP da região Norte 


O uso de ferramentas de inteligência artificial em casos práticos no dia a dia de membros e servidores do Ministério Público do Estado do Ceará foi tema do 2º Smart MP. O evento, realizado no Instituto Cearense de Tecnologia, Liderança e Empreendedorismo (ICETEL), em Sobral, contou com a presença de membros e servidores da 7ª Unidade Regional do MP do Ceará e proporcionou uma imersão aos presentes sobre aplicações de novas tecnologias para maior resolutividade do trabalho ministerial. 

O procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho, ressaltou na abertura do evento que o Ministério Público cearense está passando por uma transformação digital que deve envolver a participação de todos os membros e servidores. “Nós estamos vivenciando um momento em que todos devem ser protagonistas para que possamos transformar o Ministério Público em uma instituição que possa atender, de forma ainda mais acessível, ágil e digital, as demandas da nossa sociedade”, frisou. 

Imersão  

Membros e servidores ainda interagiram com a equipe da organização respondendo a enquetes ao vivo sobre quais aspectos da atuação do MP a transformação digital deve focar e quais inovações tecnológicas poderiam ser implementadas. Os presentes também tiraram dúvidas a respeito dos assuntos abordados. 

Palestras 

A primeira palestra do dia debateu o aumento da produtividade por meio da inteligência artificial e foi ministrada pelo sócio-diretor da Lanlink, Sérgio Freitas. Ele traçou um histórico do processo de desenvolvimento de IAs ao longo das últimas décadas e trouxe exemplos de IAs utilizadas ou em implantação em instituições públicas, incluindo o MP do Ceará. 

Na sequência, o diretor da Elogroup, Felipe Drumond, discutiu como o Chat GPT e outras ferramentas de IA podem auxiliar os órgãos públicos no cumprimento de suas atividades. “Essa contribuição será ainda mais efetiva se utilizada dentro de um processo de trabalho com fluxos bem definidos”, complementou. 

Logo depois, a secretária de Planejamento e Modernização Administrativa do MP do Ceará, Ticiana Sampaio, e o assessor para Transformação Digital da instituição, Dilthey Forte, apresentaram o Copilot, ferramenta de IA desenvolvida pela Microsoft e disponível para uso de membros e servidores do MPCE.  

Confira a galeria de fotos do evento.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br