Superendividamento de pessoas idosas é discutido pelo MP do Ceará em evento aberto ao público   


O Ministério Público do Estado do Ceará, por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) e da Secretaria Executiva das Promotorias de Justiça de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência de Fortaleza, com o apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), irá promover no dia 18 de abril a III Jornada do Idoso e da Pessoa com Deficiência. O terceiro encontro é aberto ao público e tem como tema o “Superendividamento de Pessoas Idosas”. O evento está agendado para ocorrer às 9h, no auditório da ESMP/CEAF, localizado na sede das Promotorias de Justiça de Fortaleza, no bairro Luciano Cavalcante.     

O encontro tem como objetivo promover a conscientização e o debate sobre os principais desafios financeiros enfrentados por idosos. Na oportunidade, serão fornecidas orientações sobre como evitar superendividamento na melhor idade e garantir a proteção dos direitos financeiros das pessoas idosas e com deficiência.    

O foco da Jornada é empoderar os participantes e capacitá-los para tomar decisões financeiras mais conscientes que evitem ou deem fim ao ciclo de endividamento excessivo. Além disso, o momento também abrirá espaço para a troca de vivências, visando o fortalecimento da comunidade e promovendo a inclusão e dignidade do público-alvo.  

O promotor de Justiça Alexandre Alcântara, titular da 1ª Promotoria de Justiça da Pessoa idosa e da Pessoa com Deficiência de Fortaleza, presidirá a mesa do evento. A programação da palestra será composta pela defensora pública Amélia Soares da Rocha; pelo promotor de Justiça Hugo Xerez, que é secretário-executivo do Programa Estadual de Proteção e Defesa ao Consumidor (Decon); e pelo deputado estadual Renato Roseno.  

Para participar, é necessário se inscrever pela Plataforma de Cursos da ESMP/CEAF. As vagas são limitadas.  

SERVIÇO  
III Jornada do Idoso e da Pessoa com Deficiência – Superendividamento de Pessoas Idosas  
Data: 18 de abril de 2024  
Horário: 9h às 12h  
Local: Auditório da ESMP/Ceaf (6º andar das Promotorias de Justiça de Fortaleza – Rua Maria Alice Ferraz, 120, Luciano Cavalcante)  
Carga horária: 3h/a  
Inscrições https://cursos.mpce.mp.br/  
Público-Alvo: Aberto ao público  
(Vagas limitadas)  

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br