PGJ participa de lançamento de plataforma para auxiliar na recuperação de celulares roubados, furtados e perdidos


O procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho, participou, na manhã desta terça-feira (02/04), do lançamento da plataforma “Meu Celular”. A ferramenta, desenvolvida pelo Governo do Estado, vai auxiliar na recuperação de celulares roubados, furtados e perdidos em todo o Ceará. A solenidade ocorreu na sede da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em Fortaleza, e a ferramenta já está disponível para acesso dos cidadãos através do site meucelular.sspds.ce.gov.br.

Através da plataforma, o cidadão que teve o aparelho roubado, furtado ou extraviado deve entrar no endereço da plataforma, se cadastrar e protocolar a ocorrência, clicando em um alerta que sinaliza a restrição. O alerta fica pré-ativado, inicialmente, por 72 horas, simbolizado pela cor laranja. O usuário deve então formalizar um Boletim de Ocorrência com o IMEI, permitindo que o alerta seja convertido para a cor vermelha e assim permaneça até que seja recuperado pela polícia.

Já aqueles que estiverem de posse de um celular roubado ou furtado vão receber uma intimação informando que devem entregar o aparelho na antiga sede da Polícia Civil do Estado (Rua do Rosário, nº 199, bairro Centro, Fortaleza).
Quem teve o aparelho roubado, furtado ou perdido será notificado, via Meu Celular, para fazer a retirada do dispositivo móvel na estrutura que será montada no Centro de Eventos do Ceará, também na capital cearense.

O procurador-geral de Justiça ressaltou que o objetivo da plataforma é não só contribuir para a redução dos roubos e furtos de celulares em todo o Estado, mas também permitir que os aparelhos voltem às mãos dos seus verdadeiros proprietários. “Todo o resultado desse trabalho vai ser encaminhado ao Ministério Público. O que a gente espera é que, a partir disso, a gente consiga desembaraçar uma rede que está por trás desses pequenos crimes de receptação, nos quais o cidadão também é vítima”, frisou Haley Carvalho.

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, agradeceu ao Ministério Público e demais parceiros que permitiram que a ferramenta Meu Celular pudesse ser desenvolvida e entrasse em funcionamento já nesta terça-feira (02/04). “Isso nos permitirá investigar toda a cadeia de quadrilhas envolvidas com furto e roubo de celular. Hoje serão enviadas as primeiras mensagens para quem está usando celular fruto de roubo ou furto (entregarem o aparelho à polícia)”, salientou.

*Com informações do Governo do Estado

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br