MPCE amplia parceria com Museu da Fotografia e leva, a partir desta quarta (03), exposições para Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha 


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Departamento de Memória Institucional, está ampliando a parceria com o Museu da Fotografia Fortaleza e promoverá exposições fotográficas nos Espaços Culturais das Promotorias de Justiça de diversos municípios do Ceará, começando em cidades da Região do Cariri, a partir desta quarta-feira (03/04).

As Promotorias de Justiça de Juazeiro do Norte receberão a primeira exposição. Nesta quarta, às 9h, será aberta a mostra “Ser Humano”, com fotografias dos artistas Gabriel Chaim, Felipe Dana, Maurício Lima, André Liohn, Evandro Teixeira e Juca Martins. A exibição reúne imagens que documentam um mundo em conflito e traz a possibilidade de ver e pensar o tempo que vivemos.

No Crato, na quinta-feira (04/04), às 9h, as Promotorias de Justiça receberão a mostra de fotografias “Uma Jornada pelo Sertão”, de Benjamin Abrahão, fotógrafo libanês-brasileiro, responsável pelo registro iconográfico do cangaço. O artista apresenta imagens que trazem à tona a beleza áspera da Caatinga, cenário em que o bando de Lampião deixou sua marca permanente na história.

Nesta sexta-feira (05/04), também às 9h, a sede das Promotorias de Justiça de Barbalha contará com a exibição de obras do Estúdio de Arte Irmãos Vargas, dos irmãos Carlos e Miguel Vargas, peruanos de Arequipa, que abriram seu próprio estúdio em 1912. Os Irmãos Vargas fotografaram pessoas importantes e organizaram exposições para apresentar suas obras. O estúdio deles tornou-se um centro de difusão cultural por onde passavam poetas, escritores, atores e artistas para encontros, debates, recitais e exposições.

Sobre o Espaço Cultural

O Espaço Cultural do Ministério Público do Estado do Ceará tem como propósito fomentar e impulsionar o trabalho de artistas plásticos, músicos, profissionais do teatro, da dança, do audiovisual e de outras linguagens, além de democratizar o acesso da população aos bens culturais.

A visitação é gratuita e aberta ao público. Em caso de dúvidas ou para solicitar mais informações, os interessados podem entrar em contato com o Departamento de Memória Institucional do MPCE, pelo e-mail cultura@mpce.mp.br ou pelo telefone (85) 3452-3731.

Serviços
Exposição Fotográfica Ser Humano – Juazeiro do Norte
Abertura: 3 de abril de 2024
Horário de visitação: 8h às 17h (segunda a sexta-feira)
Local: Sede das Promotorias de Justiça de Juazeiro do Norte (Rua Oliveira Alves Fontes, nº 145, bairro Lagoa Seca)
Visitação gratuita e aberta ao público

Exposição Fotográfica Uma Jornada pelo Sertão – Crato
Abertura: 4 de abril de 2024
Horário de visitação: 8h às 17h (segunda a sexta-feira)
Local: Sede das Promotorias de Justiça de Crato (Av. Perimetral Dom Francisco, nº1030, bairro São Miguel)
Visitação gratuita e aberta ao público

Exposição Fotográfica Estúdio de Arte irmãos Vargas – Barbalha
Abertura: 5 de abril de 2024
Horário de visitação: 8h às 17h (segunda a sexta-feira)
Local: Sede das Promotorias de Justiça de Barbalha (Rua Edmundo de Sá Sampaio, N° 231, bairro Centro)
Visitação gratuita e aberta ao público

 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br