MPCE conclui primeiro ciclo de reuniões com municípios envolvidos no programa de prevenção à violência nas escolas 


O Programa “Previne -Violência nas escolas, não!”, do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), encerrou o primeiro ciclo de reuniões com os municípios que aderiram à iniciativa, realizando momentos para dar boas-vindas aos articuladores e aos promotores de Justiça, bem como apresentar os detalhes dos compromissos associados a dois projetos que fazem parte do Previne. 

Na edição de 2024, o Programa será implementado a partir de dois eixos. O projeto “Proteger e Prevenir”, objetivando fomentar a implantação das comissões, registrou 104 adesões. Já o projeto “Comissão em Ação”, que visa fortalecer o trabalho das comissões nos municipais em que elas já se encontram implantadas, contabilizou 66 adesões. 

No dia 8 de março último, reuniram-se os municípios do projeto Proteger e Prevenir, voltado para fomentar e acompanhar a implementação das comissões de proteção e prevenção à violência nas redes municipais. O encontro foi conduzido pelo promotor de Justiça e coordenador auxiliar do Centro de Apoio Operacional da Educação (Caoeduc), Hugo José Lucena de Mendonça, que reforçou a importância do trabalho desempenhado pelas comissões e destacou a relevância da parceria entre articuladores municipais e Promotorias de Justiça. 

Já no dia 15 de março, a reunião foi voltada para os municípios e promotorias de Justiça associados ao projeto Comissão em Ação e que já passaram pela fase de implantação das comissões. O momento foi conduzido pelo promotor de Justiça e coordenador auxiliar do Caoeduc, Jucelino Oliveira Soares, que salientou a necessidade de apoio e acompanhamento contínuos para que as comissões de proteção possam, efetivamente, desenvolver suas atividades. 

A reunião também contou com a presença de Evelyne Lima, assessora técnica do Instituto Terre des Hommes Brasil. A assessora realizou uma exposição sobre os planos de prevenção anual à violência, documentos que devem ser construídos pelas comissões escolares para organizar suas ações. 

Essas duas reuniões inauguram as primeiras atividades do Programa Previne, que além de promover o incentivo à implantação das comissões e o estímulo ao fortalecimento das mesmas, também disponibiliza oportunidades para troca de experiências entre os participantes, visando enriquecer as atividades de prevenção à violência nos municípios. 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br