Projeto Ouvidoria na Praça do MPCE leva serviços ao Cuca do José Walter em Fortaleza


O Projeto “Ouvidoria na Praça”, promovido pela Ouvidoria-Geral do MPCE, esteve, nesta quarta-feira (21/02), não em uma praça, como de costume, mas no Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte do bairro José Walter (Cuca José Walter), em Fortaleza. A população contou com atendimento da Ouvidoria-Geral, do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon) e do Programa de Núcleos de Mediação Comunitária (Pronumec).

O órgão foi convidado pela Rede Cuca Fortaleza para integrar a manhã de serviços oferecidos à população em comemoração aos 10 anos da Rede. A ouvidora-geral do MPCE, procuradora de Justiça Loraine Jacob Molina, acompanhou os trabalhos junto aos assessores jurídicos da Ouvidoria, promotores de Justiça Ana Cláudia de Morais e Luciano Tonet. “A Ouvidoria foi convidada e eu estou encantada com o Cuca do José Walter. Vi as idosas na aula de hidroginástica, a sala das costureiras, os cursos de informática, de comunicação. Nós da Ouvidoria pretendemos divulgar o Cuca e reforçar a parceria em atividades futuras”, comemorou a ouvidora.

Uma das pessoas atendidas pela van da Ouvidoria, que levou informações sobre as atribuições do MP e contatos das unidades, foi a dona de casa Rayane Paiva. “Eu vim hoje atrás de terapia ocupacional para o meu filho de 4 anos, que é autista. Me atenderam muito bem”, relatou a mulher.

Já dentre as ocorrências atendidas pelo Decon, as que envolvem dívidas foram as mais recorrentes. Foi o caso da moradora Márcia Benevides. “Eu vim consultar uma dívida de 2020 com uma ótica. O atendimento foi ótimo, a servidora abriu a reclamação, me passou documentos por e-mail e informou o prazo para eu receber a resposta”, explicou.

Outra pessoa contemplada pelos serviços do Ministério Público foi a costureira Maria Creusa, integrante do ateliê de costura do Cuca. “Aproveitei para saber o que fazer sobre um dinheiro que eu devia ter recebido e foi mandado para outra pessoa. Muito importante ter esses serviços aqui, para garantir nossos direitos, né”, destacou a moradora.

Além dos atendimentos do MPCE, a população do José Walter contou com ações da Cagece, da Enel e da Prefeitura Municipal. Na próxima sexta-feira (23), o projeto “Ouvidoria na Praça” estará também no Cuca Jangurussu.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br