MPCE discute importância da acessibilidade na 8ª Jornada do Nupid 


Já tem data marcada e programação definida a 8ª Jornada do Núcleo da Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Nupid) do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), com o tema “Inter-relações entre acessibilidade e autonomia sob o enfoque dos direitos das pessoas idosas e das pessoas com deficiência”. O evento que encerrará as jornadas de 2023 será no dia 12 de dezembro, das 9h às 11h, de forma presencial, no Auditório da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), no bairro Luciano Cavalcante, em Fortaleza. A atividade é promovida pela Secretaria Executiva das Promotorias do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Sepid), Centro de Apoio Operacional da Cidadania (Caocidadania), Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) e ESMP. 

O MPCE está disponibilizando 100 vagas para membros, servidores, estagiários e para o público externo. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia na plataforma de cursos do Ceaf, através do link
https://cursos.mpce.mp.br/. A ideia é que a jornada mais uma vez amplie a reflexão e o debate sobre temas relevantes no âmbito dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência. A atividade também será uma oportunidade também de integrar as equipes de trabalho do Nupid com a rede de defesa de direitos humanos do público em questão. Dessa forma, serão construídos saberes transdisciplinares e intercâmbio de experiências entre profissionais em formação e já experientes das áreas do direito, psicologia, saúde, educação e pesquisa.  

Programação 

A abertura dos trabalhos será feita às 9h, pelo promotor de Justiça Alexandre de Oliveira Alcântara, titular da Secretaria Executivo da Secretaria Executiva das Promotorias do Idoso e da Pessoa com Deficiência. Na sequência, haverá a primeira palestra, às 9h20, com o tema “Acessibilidade e seus múltiplos perfis cognitivos”, ministrada pela psicóloga clínica Luciane Ponte de Melo, coordenadora de Assuntos Internacionais da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz Nacional) e vice-presidente da ABRAz – Regional Ceará. O debate dessa primeira mesa, que será presencial, será conduzido pelo promotor de Justiça Alexandre de Oliveira Alcântara. 

A segunda mesa, que ocorrerá às 10h, terá como palestrante Gislana Monte Vale, que falará sobre “A deficiência como condição: o acesso, a acessibilidade e as interseccionalidades como lugares de elaboração possíveis”. A palestrante é pessoa cega, poetisa, escritora, doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e vice-coordenadora do Fórum de Acessibilidade Cultural da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas (Abrace). Após a palestra, o debate será orientado pelo promotor de Justiça Hugo Frota Magalhães Porto Neto. 

SERVIÇO 

8ª Jornada do Nupid – Inter-relações entre acessibilidade e autonomia sob o enfoque dos direitos das pessoas idosas e das pessoas com deficiência” 
 
Data: 12 de dezembro de 2023 
Horário: 9h às 11h 
Local: Auditório da ESMP (Rua Maria Alice Ferraz, nº 120, 6º andar, bairro Luciano Cavalcante, Fortaleza)  
Modalidade: Presencial
Carga horária: 2h/a 
Inscriçõeshttps://cursos.mpce.mp.br/ 
Vagas: 100    

Aberto ao público 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br