Programa Vidas Preservadas do MPCE aborda importância da família na prevenção ao suicídio durante capacitação da 2ª turma de “Família: Escola de Vida” 


O vínculo familiar como base das relações interpessoais deu o tom da capacitação “Família: Escola de Vida – 2ª turma”, realizada nesta quarta-feira (29) no auditório da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), no bairro Luciano Cavalcante, em Fortaleza. A formação foi conduzida pela PhD em Estudos Transculturais da Família, psicóloga e pesquisadora Susana Kramer. O evento reuniu promotores de Justiça e servidores do MP, psicólogas do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Horizonte e Jaguaretama e psicólogas da Secretaria de Educação de Fortaleza.  

A segunda capacitação dá seguimento às diretrizes focadas na valorização da vida e de prevenção, intervenção e posvenção ao suicídio. A iniciativa faz parte do Programa Vidas Preservadas, vinculado ao Centro de Apoio Operacional da Saúde (Caosaúde), junto com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf). A coordenadora do Caosaúde, promotora de Justiça Karine Leopércio, destacou a relevância da temática. “Sabemos da importância da família para as relações em sociedade, é onde tudo começa. Ali nos vemos na medida do outro, como diz a professora Susana. Então, atendendo a uma demanda de vocês, nós damos seguimento a essa capacitação”, refletiu. 

A programação do evento foi dividida em eixos temáticos distintos, a exemplo de ciclo de vida, singularidade, pertencimento e projeto de vida, saúde emocional, dentre outros, e contou com a contribuição do Laboratório de Relações Interpessoais (L’abri), coordenado pela professora Susana Kramer.  

A palestrante elencou uma série de questões que relacionam a base familiar à preservação da vida. “O núcleo familiar é um local de muita transformação, onde o modelo “eu-tu, eu-isso”, discutido na academia, precisa ver as relações humanas como base. A tríade ‘se colocar no outro – reciprocidade – encontro’, permite cultivar relações vivas e pulsantes mais efetivas para prevenir e lidar com crises de suicídio”, expôs a professora.  

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br