MPCE promove capacitação sobre software de extração de dados em ambientes Android


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e do Núcleo de Apoio Técnico à Investigação (Nati), com apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), promove, no dia 17 de novembro, às 10h, uma capacitação sobre o Projeto [A-F-E] Koda versão 1.0.2, software de extração de dados em ambiente Android voltado a agentes da lei. O curso ocorrerá na sala de aula da ESMP, localizada na sede das Promotorias de Justiça de Fortaleza, com transmissão pela Plataforma Microsoft Teams.

O evento tem como um dos pontos principais a valoração da extração de dados do celular das vítimas, colaboradores e informantes como meio de análise, formação da prova e cyber investigação.

O evento, com carga horária de 2 horas/aula, é voltado para membros e servidores do MPCE, especialmente aqueles que atuam no Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e na defesa da Infância e da Juventude. A capacitação também é direcionada a delegados de Polícia Civil e policiais civis que atuam nas áreas de cyber investigação, combate ao narcotráfico, combate à lavagem de dinheiro, inteligência e contrainteligência e defesa da mulher, além de operadores da Inteligência da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSDPS). As inscrições devem ser feitas pela Plataforma de Cursos da ESMP/CEAF.

A palestra será ministrada pelo analista forense computacional do Laboratório Forense do Gaeco do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), Jorge Ramos de Figueiredo. O palestrante é especialista em Administração e Segurança de Sistemas Computacionais pela Faculdade Integrada do Ceará e especialista em Perícia de Multimidia pela Faculdade Uninorte (Amazonas).

Confira o conteúdo programático do curso:
– Apresentação do desenvolvedor;
– Escopo do projeto;
– Diretrizes de desenvolvimento;
– Métodos e extração de dados;  
– Demonstração prática do uso da ferramenta;  
– Resposta a questionamentos.

SERVIÇO:
Curso sobre o Projeto [A-F-E] Koda versão 1.0.2
Data: 17 de novembro de 2023
Horário: 10h
Modalidade: Híbrida
Local: Sala de aula da ESMP (Rua Maria Alice Ferraz, nº 120, bairro Luciano Cavalcante, 6º andar)
Transmissão: Plataforma Microsoft Teams
Público-alvo: membros e servidores do MPCE, policiais civis e operadores da Inteligência da SSDPS
Inscrições: https://cursos.mpce.mp.br/ 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br