MPCE discute com Coletivo Mães da Resistência garantia de direitos para população LGBTQIAPN+


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio de Centro de Apoio Operacional da Cidadania (Caocidadania), realizou em 26 de outubro reunião com representante do Coletivo Mães da Resistência, na sede dos Centros de Apoio, em Fortaleza. O grupo representa mães, pais e familiares de pessoas LGBTQIAPN+ e discutiu, com a promotora de Justiça Giovana de Melo Araújo, coordenadora do Caocidadania, pautas referentes à garantia de direitos desse púbico no Ceará.

No encontro, o coletivo foi representado pela ativista de direitos humanos e cidadania Gioconda Aguiar. Na ocasião, a promotora de Justiça Giovana de Melo deu sugestões sobre a construção do 1º Encontro Nacional das Mães da Resistência, que acontecerá de 2 a 4 de dezembro de 2023, em Brasília, e foi convidada para o evento.

A conversa estendeu-se por várias demandas enfrentadas não só pela comunidade LGBTQIAPN+, mas também pelas famílias, sobretudo as mães ativistas, que lutam e se articulam entre si e com as instâncias do poder público para a garantia de direitos básicos. Um dos temas discutidos foi retificação do registro civil. Na ocasião também foram abordadas questões como a temática do bullying nas escolas, a falta de estruturação de fluxos para tratar essa problemática e o despreparo profissional para lidar com expressões plurais de gênero e sexualidade.

Após o encontro, alguns encaminhamentos foram feitos, como o agendamento de uma reunião com o Centro de Apoio Operacional da Educação (Caoeduc), com a finalidade de fomentar discussões acerca dos fluxos de acompanhamento e combate ao bullying nas escolas, um desdobramento da campanha já iniciada pelo MPCE. A ideia é apresentar, de maneira individual, as motivações que levam ao bullying, como a discriminação de gênero e de sexualidade, intolerância religiosa, racismo, capacitismo, dentre outras questões.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br