MPCE discute gestão de resíduos sólidos na região de Sobral com consórcio gestor e municípios


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caomace) e dos Promotores de Justiça que atuam na Região Metropolitana de Sobral, realizou, no último dia 31 de agosto, reuniões com representantes do consórcio que cuida da gestão integrada de resíduos sólidos da RMS, além de gestores municipais. As reuniões foram realizadas no âmbito do projeto estratégico “Resíduos Sólidos – Sobral”, coordenado pelo Caomace, que visa acompanhar a implementação da gestão integrada de resíduos sólidos na RMS.

Na manhã do dia 31 de agosto, foi realizada reunião na sede das PJs de Sobral entre Caomace e Promotores de Justiça. Na ocasião, o coordenador do Caomace, Ronald Fontenele Rocha, compartilhou informações sobre metas pendentes e prioridades estratégicas. Em seguida, a promotora de Justiça Juliana Cronemberger fez um balanço dos principais desafios enfrentados na implantação e dos impactos positivos que a política pública causou na sociedade até então.

A reunião contou também com a presença dos promotores de Justiça Evânio Pereira (Promotorias de Justiça de Massapê/Senador Sá), Paulo Henrique Trece (3ª Promotoria de Justiça de Sobral/Alcântaras), Francisco Handerson Gomes (Promotorias de Justiça de Mucambo/Pacujá/Graça) e Evaldo Carvalho Neto (Promotorias de Justiça de Reriutaba e Varjota).

Na sequência, os presentes se deslocaram até a Central de Tratamento de Resíduos Sólidos (CTR) gerenciada pelo CGIRS-RMS, onde ocorreu reunião entre o Ministério Público e representantes do consórcio. No período da tarde, os promotores de Justiça se reuniram com representantes de municípios abrangidos pelo CGIRS-RMS. Na ocasião, tratou-se sobre metas pendentes e medidas de implementação, com destaque para o fechamento dos lixões ainda ativos e avanço da coleta seletiva, com políticas de inclusão de catadores. Na reunião, ficou acertado que os municípios enviarão ao MPCE informações mais detalhadas acerca das ações realizadas.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br