MPCE debate administração de Instituições de Longa Permanência em 5ª Jornada do Idoso e da Pessoa com Deficiência


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Núcleo de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Nupid), do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), e com apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), realizou, na manhã da última sexta-feira (11/08), a 5ª edição da Jornada do Núcleo de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Nupid). O evento, que ocorreu no auditório das Promotorias de Justiça Cíveis e Especializadas, no bairro José Bonifácio, em Fortaleza, debateu o tema “Como administrar uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) com excelência”.

O procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, fez a abertura do evento, destacando que a defesa dos direitos do idoso e da pessoa com deficiência é uma das pautas prioritárias do MPCE. “Sinto uma alegria muito grande em poder participar desse evento, que só reforça o compromisso que o Ministério Público tem com a garantia dos direitos fundamentais desse público”, ressaltou.

O secretário-executivo do Nupid, promotor de Justiça Alexandre Alcântara, alertou para o fato de que há apenas um abrigo público no Ceará: o Olavo Bilac, mantido pelo Governo Estadual, em Fortaleza. “Infraestrutura deficitária, irregularidades de ordem legal e documental e precariedade de equipe técnica são os principais problemas encontrados em abrigos do estado. Por isso, é preciso um olhar conjunto e mais sistemático por parte dos órgãos de fiscalização (MPCE, Vigilância Sanitária, Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa e Corpo de Bombeiros) para a qualidade dos serviços prestados por essas instituições”, salientou o membro do MPCE, que foi o debatedor do evento.

A palestra foi ministrada pela empresária, consultora de Gestão Empresarial e especialista em Estudo de Pesquisas de Mercado nas áreas de Viabilidade de Investimento, Novos Negócios e Comportamento dos Consumidores, Danielle Novais Oliveira de Area Leão.

As Jornadas do Idoso e da Pessoa com Deficiência têm o objetivo de promover reflexão e debate sobre temas relevantes no âmbito dos direitos humanos da pessoa idosa e da pessoa com deficiência. O ciclo busca proporcionar um intercâmbio de experiências entre profissionais em formação, bem como os já experientes, de áreas afins ao idoso e à pessoa com deficiência. Mais quatro jornadas estão previstas para acontecer até o fim do ano.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br