Nota de pesar – José Paulo Sepúlveda Pertence


O Ministério Público do Estado do Ceará manifesta profundo pesar pela morte do ministro aposentado do Supremo Tribunal de Justiça José Paulo Sepúlveda Pertence, neste domingo (02), em Brasília. Um dos maiores juristas do Brasil, o magistrado e professor deixa um grande legado para o mundo jurídico, tendo tido brilhante atuação como procurador-geral da República (1985-1989) e presidente do Supremo Tribunal Federal (1995-1997).  

Nascido em Sabará, em Minas Gerais, Sepúlveda Pertence se formou na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, em 1960. Foi aprovado em primeiro lugar no concurso para membro do Ministério Público do Distrito Federal, em 1963, onde atuou como promotor de Justiça até 1969, quando foi cassado pela Junta Militar em razão do Ato Institucional nº5. Depois disso, dedicou-se integralmente à advocacia até 1985. Passou 18 anos no STF, tendo se aposentado em 2007.  

Diante desse momento de dor e consternação, o MPCE homenageia a trajetória ímpar do ministro Sepúlveda Pertence e se solidariza com familiares, amigos e colegas do magistrado. 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br