Clube de Leitura do MPCE discute livro “Tudo é Rio”, da mineira Carla Madeira, e anuncia obra do próximo encontro 


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) realizou, na quinta-feira passada (06/07), o 22° Encontro do Clube de Leitura do MPCE, promovido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e pela Escola Superior do Ministério Público (ESMP). Durante o encontro virtual, os participantes discutiram suas impressões sobre a obra “Tudo é Rio”, da escritora Carla Madeira. 

  
O romance “Tudo é Rio” narra a história do casal Dalva e Venâncio, que tem a vida transformada após uma perda trágica, resultado do ciúme do marido. Nesse contexto surge Lucy, que se relaciona com o casal e interfere de forma definitiva na trama. A prosa envolve o leitor com uma narrativa precisa, mas carregada de delicadeza e beleza, que remetem à poética contida na obra. A metáfora do rio se revela por meio de um texto que por vezes aparece intenso e, em outros momentos, suave, apresentando aspectos perturbadores e mesmo polêmicos. Carla Madeira é uma autora mineira, jornalista e publicitária. 

O encontro foi mediado pelo servidor Rafael Caneca. Os encontros do Clube de Leitura são realizados sempre na última quinta-feira de cada mês. A atividade cultural foi organizada com o intuito de promover a cultura e fomentar a discussão sobre obras literárias que fogem das temáticas jurídicas, permitindo uma interação genuína entre os participantes.     

O 23º Encontro do Clube de Leitura será no dia 27 de julho. O livro escolhido é “O Estrangeiro”, uma novela escrita em 1942 pelo consagrado escritor francês Albert Camus. A obra é reconhecida como um divisor de águas na história da literatura e se passa no contexto da Segunda Guerra Mundial. O Estrangeiro representa uma nova forma de compreender as transformações do mundo em meio ao conflito, colocando o leitor diante do absurdo da existência. 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br