Clube de Leitura do MPCE celebra dois anos de debates sobre literatura brasileira e mundial


O Clube de Leitura do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) chega a dois anos de atividade nesta quinta-feira (27/07). Ao longo dos últimos meses, a iniciativa foi espaço de promoção da cultura, mas também de debate sobre obras literárias que fogem das temáticas jurídicas. Da Grécia antiga aos tempos atuais, a literatura permitiu uma troca genuína entre os participantes do clube, ambiente em que a opinião de todos é respeitada e valorizada. 

A veia democrática do Clube de Leitura do MPCE não se resume apenas ao debate franco e respeitoso, mas também perpassa as obras escolhidas. Do sertão cearense castigado pela seca representado no livro “O Quinze” da cearense Rachel de Queiroz ao “Admirável Mundo Novo” e distópico de Aldous Leonard Huxley, o clube leva os participantes a refletirem sobre as mais diversas situações e temas sem perder de vista o mais importante: a alegria e descontração proporcionada pelo prazer da leitura. 

O promotor de Justiça e diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público, Eneas Romero de Vasconcelos, celebra os frutos colhidos pelo Clube de Leitura. “Fico muito feliz de participar desse que é um espaço lúdico do MPCE, aberto ao público e concebido pelas promotoras de Justiça Luciana Frota e Grecianny Cordeiro, com a condução do servidor Rafael Caneca. Além disso, o clube contou com diversos autores dos livros lidos. Convidamos os interessados a participar. Que venham muitos mais anos para o Clube de Leitura”, celebra.

Quem também se entusiasma com o sucesso do clube é a coordenadora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, promotora de Justiça Luciana de Aquino, uma das idealizadoras da iniciativa. “O Clube de Leitura surgiu a partir de uma ideia que tive. Eu havia criado um clube do livro com umas amigas e achei que, dentro do Ministério Público, ela seria bem-vinda. Com isso, procuramos desenvolver a parte cultural, saindo um pouco do mundo jurídico da instituição”, conta. Luciana reforça que convidou a promotora de Justiça e escritora Grecianny Cordeiro e o técnico ministerial Rafael Caneca para colocar o clube em funcionamento. Os dois são um dos maiores apoiadores do projeto. “O clube nos trouxe a oportunidade de dialogar e trocar experiências, porque cada leitor vai refletir sobre aquela leitura sobre uma ótica própria. Nós já estamos com o clube há dois anos e todos aqueles que se juntaram a nós sempre trazem ideias bacanas, fazem sugestões de leitura e isso tem sido muito positivo”, completa.  

A promotora de Justiça Grecianny Cordeiro é integrante assídua do Clube de Leitura. Além de participar de discussões de obras como “O filho de mil homens”, de Valter Hugo Mãe, e “Frio o bastante para nevar”, de Jéssica Au, ela também teve o prazer de ver um livro seu como objeto de debate – a obra “Operação Prometeu: Os Bastidores do Tráfico de Órgãos” foi discutida na décima edição do clube, em 26 de maio do ano passado. “Tem sido uma experiência maravilhosa participar do Clube de Leitura do MP. De forma inovadora, a iniciativa tem trazido ainda para seus encontros os próprios autores, proporcionando um diálogo especial com seus leitores”, comenta. 

E como deve ser mediar um espaço como esse nos últimos dois anos? Para o técnico ministerial Rafael Caneca, a atividade tem sido bastante prazerosa. “Aguardar o encontro mês a mês, escolher o livro, lê-lo, pensar em tópicos para discussão e, principalmente, dividir as experiências de leitura com todos os participantes é algo bastante enriquecedor”, salienta. Adepto de uma boa leitura, Rafael aponta que levar discussões para outras áreas que não o Direito é um dos objetivos do clube. “Costumamos falar que buscamos trazer a literatura para o dia a dia, torná-la parte integrante do nosso cotidiano. Acredito que temos conseguido fazer isso”, completa. 

Aberto ao público, o Clube de Leitura do MPCE ocorre na última quinta-feira de cada mês. Para participar das discussões, os interessados devem se inscrever através da Plataforma de Cursos da ESMP/CEAF. Os encontros são transmitidos pela Plataforma Microsoft Teams. 

Confira abaixo a lista completa das obras já discutidas no Clube de Leitura do MPCE:       

Clube de Leitura Nº 1 (27/07/2021) – livro “O Quinze”, de Rachel de Queiroz   
Clube de Leitura Nº 2 (25/08/2021) – livro “Torto Arado”, de Itamar Vieira Júnior  
Clube de Leitura Nº 3 (29/09/2021) – livro “À espera dos bárbaros”, de J.M. Coetzee  
Clube de Leitura Nº 4 (27/10/2021) – livro “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis  
Clube de Leitura Nº 5 (13/12/2021) – livro “Édipo Rei”, de Sófocles  
Clube de Leitura Nº 6 (26/01/2022) – livro “O filho de mil homens”, de Valter Hugo Mãe  
Clube de Leitura Nº 7 (23/02/2022) – livro “O Complexo de Portnoy”, de Philip Roth   
Clube de Leitura Nº 8 (30/03/2022) – livro “Admirável Mundo Novo”, de Aldous Leonard Huxley  
Clube de Leitura Nº 9 (28/04/2022) – livro “A cabeça do Santo”, de Socorro Acioli    
Clube de Leitura Nº 10 (26/05/2022) – livro “Operação Prometeu: Os Bastidores do Tráfico de Órgãos”, de Grecianny Cordeiro  
Clube de Leitura Nº 11 (30/06/2022) – livro “A Palavra que Resta”, de Stênio Gardel   
Clube de Leitura Nº 12 (28/07/2022) – livro “A hora da estrela”, de Clarice Lispector  
Clube de Leitura Nº 13 (19/08/2022) – livro “Lavoura Arcaica”, de Raduan Nassar  
Clube de Leitura Nº 14 (29/09/2022) – livro “As intermitências da morte”, de José Saramago  
Clube de Leitura Nº 15 (31/10/2022) – livro “A Pediatra”, de Andréa Del Fuego  
Clube de Leitura Nº 16 (30/11/2022) – livro “O avesso da pele”, de Jeferson Tenório  
Clube de Leitura Nº 17 (27/01/2023) – livro “O arroz de palma”, de Francisco Azevedo  
Clube de Leitura Nº 18 (23/02/2023) – livro “O Lugar”, de Annie Ernaux   
Clube de Leitura Nº 19 (30/03/2023) – livro “Becos da memória”, de Conceição Evaristo  
Clube de Leitura Nº 20 (27/04/2023) – livro “Frio o bastante para nevar”, de Jéssica Au  
Clube de Leitura Nº 21 (25/05/2023) – livro “Corpo desfeito”, de Jarid Arraes  
Clube de Leitura Nº 22 (06/07/2023) – livro “Tudo é rio”, de Carla Madeira 
Clube de Leitura Nº 23 (27/07/2023) – livro “O estrangeiro”, de Albert Camus 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br