Operação do MPCE investiga supostas fraudes em obra do hospital municipal de Choró


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Procuradoria de Justiça de Crimes contra a Administração Pública (Procap), com apoio da Polícia Civil, deflagrou, na manhã desta terça-feira (06/06), a Operação “Sub Mensure”. Durante a ação, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão nas residências do prefeito de Choró, do ex-presidente da Câmara de Vereadores de Quixadá e do engenheiro responsável pela obra, além da sede de uma empresa do ramo da construção civil e da Prefeitura Municipal de Choró. Foram apreendidos aparelhos celulares, HDs de notebook e documentos, que serão analisados pela equipe da Procap.

Conforme a investigação, supostos crimes contra a Administração Pública e conexos (fraudes em licitação, uso de documentos falsos e falsidade ideológica), no âmbito da Prefeitura Municipal de Choró/CE, teriam sido cometidos na execução da obra de reforma e ampliação do hospital da cidade (Hospital e Maternidade Padre José Bezerra Filho).

A operação recebeu o nome de “Sub Mensure”, termo em latim que significa “sob medida”, em virtude de supostas irregularidades em medições feitas durante a execução da obra (eram informadas medições para além do que foi executado e o pagamento era realizado a partir daqueles dados).

ERRATA: Na versão anterior, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) errou ao incluir como alvo da operação “Sub Mensure”o ex-presidente da Câmara de Vereadores de Choró. Na verdade, o alvo foi o ex-presidente da Câmara de Vereadores de Quixadá. Os mandados de busca e apreensão também atingiram apenas uma empresa do ramo da construção civil, em vez de duas, como havia sido divulgado.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br