MPCE discute implementação de atividades de saúde, cultura e lazer aos idosos acolhidos no abrigo Olavo Bilac


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 15ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, se reuniu, na última segunda-feira (19/06), com instituições sociais para debater a implementação de atividades de lazer, cultura, saúde e educação aos acolhidos pela Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) Unidade de Abrigo Estadual Olavo Bilac. Participaram do encontro representantes do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), da Associação Cearense Pró-Idosos (Acepi), do Conselho Estadual de Direito do Idoso (Cedi) e do Serviço Social do Comércio (Sesc), além de membros da diretoria e da equipe técnica da unidade.

Durante a reunião, o Sesc propôs ao MP Estadual realizar serviços de lazer, educação e cultura, em cronograma a ser discutido e acertado com a direção do abrigo e com a Secretaria de Proteção Social e Cidadania (SPS). A Associação Cearense Pró-Idosos indicou que poderá levar à unidade o projeto “Sorriso Grisalho”, que busca oferecer atendimento à saúde bucal de pessoas com mais de 60 anos, além de promover curso de qualificação para os cuidadores da instituição.

O Conselho Municipal sugeriu que pode atuar ativamente por meio de um projeto que visa implementar uma relação intergeracional entre os estudantes da Rede Municipal de Educação de Fortaleza e os idosos residentes na ILPI. Ressaltou ainda interesse em realizar as reuniões ordinárias no auditório da instituição, a fim de envolver o abrigo nos trabalhos do colegiado.

A SBGG confirmou a possibilidade de realizar minicursos sobre gerontologia e outros temas relacionados ao envelhecimento para a equipe técnica da instituição, o que deve ser pauta de discussões futuras com a diretoria.

Diante das dificuldades enfrentadas pela ILPI Olavo Bilac, sobretudo em relação a serviços da rede pública de saúde municipal, o Conselho Estadual de Direitos do Idoso se disponibilizou a dialogar com a Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social de Fortaleza e com a Secretaria de Proteção Social do Estado do Ceará para buscar melhorias na política pública de saúde voltada para a pessoa idosa.

O planejamento será firmado através de reuniões entre a diretoria da unidade e as instituições envolvidas, o que deverá ser feito até a última semana de julho. Ao final do prazo, a definição das atividades escolhidas e a aplicação delas na ILPI deverá ser encaminhada para a 15ª Promotoria de Justiça.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br