MPCE denuncia homem por dupla extorsão qualificada contra casal de idosos em Fortaleza 


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 97ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, apresentou, no dia 13 de junho, denúncia contra Jose Ericsson Brito da Câmara por dupla extorsão qualificada, com resultado de lesão corporal e morte. As vítimas são o casal de idosos S.L.P.P., que sobreviveu, e Francisco das Chagas Pereira Sales, que foi a óbito. De acordo com o promotor de Justiça Marcus Amorim, titular da 97ª PJ de Fortaleza, os crimes são hediondos e tem penas somadas de, no mínimo, 40 anos de reclusão.  

O fato ocorreu no dia 12 de maio, no bairro Conjunto Esperança, em Fortaleza. Segundo a denúncia, Ericsson Brito, sob o pretexto de completar um serviço de reboco iniciado por ele no apartamento do casal, pediu que a idosa fosse comprar material de construção. Ao ficar a sós com Francisco das Chagas, o acusado começou a extorquir o homem em busca de dinheiro e o agrediu com golpes de barra de aço na cabeça. A vítima não resistiu aos ferimentos e faleceu na própria casa.  

Quando retornou, a idosa também foi atacada pelo acusado, que, após cometer sucessivos atos de violência moral e física, de posse de uma senha fornecida por ela, dirigiu-se a um caixa eletrônico e sacou a quantia de R$ 1.000. A Promotoria de Justiça afirma que o acusado manteve a sobrevivente presa em um quarto do apartamento e retornou à cena do crime após conseguir o dinheiro, onde recebeu o material de construção encomendado por ela.   

Conforme os autos, após constatar que o acusado deixou o local, a mulher conseguiu sair do quarto e pediu socorro aos vizinhos. O acusado foi localizado pelas autoridades policiais no mesmo dia, em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e foi preso em flagrante. 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br