“Decon no bairro” atende consumidores no Panamericano, em Fortaleza


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Programa Estadual de Defesa e Proteção do Consumidor (Decon), promove em Fortaleza, nesta quinta (15/06) e sexta-feira (16/06), o projeto “Decon no bairro”, com atendimento à população que mora no Panamericano e em bairros adjacentes. Nos dois dias, equipes do órgão estão no Pátio Panamericano oferecendo serviços de renegociação de dívidas com bancos e empresas prestadoras de serviços. Também está sendo ofertado atendimento ao superendividamento, além de recebimento de reclamações dos consumidores sobre empresas ou produtos.

O coordenador de Atendimento do Decon, Pedro Ian Sarmento, destacou que o objetivo da ação é descentralizar o atendimento para bairros mais distantes do Centro, onde se localiza a sede do Decon. “Com isso, o consumidor, especialmente aquele mais vulnerável, não precisará se deslocar do seu bairro até o Centro e terá acesso aos serviços oferecidos perto de sua casa”, disse, pontuando que novas ações devem ser realizadas em outros bairros até o fim do ano.

A dona de casa Maria das Graças Alencar veio com a nora, Cristiane Amaro, verificar se os seus nomes estavam negativados. Ambas foram atendidas e conseguiram renegociar dívidas com instituições bancárias e uma operadora de telefonia. “Fiquei surpresa quando a moça do atendimento viu que só tinha uma dívida no meu nome. Eu consegui negociar, vou pagar à vista e vou limpar meu nome”, ressaltou Cristiane. Maria das Graças, por sua vez, foi só elogios à equipe do Decon. “O atendimento foi ótimo e tudo foi resolvido muito rápido”, contou.

Quem também foi atendido nesta quinta-feira foi o servidor público Afrânio Santos. Ele procurou o Decon para fazer uma reclamação sobre os juros do crédito rotativo do cartão. “Achei uma maravilha essa iniciativa do Decon de levar esse serviço aos bairros. Poder resolver um problema perto de casa é uma bênção”, acrescentou.

O que precisa levar para ser atendido

Os consumidores interessados no atendimento deverão levar documento de identificação com foto, comprovante de residência e comprovantes ou documentos da demanda que pretendem solucionar. Participam do evento a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Enel, operadoras de telefonia (Oi, Claro, Tim e Vivo) e instituições financeiras (Banco do Brasil, Itaú, Santander, Caixa Econômica Federal, BMG, Cetelem, FortBrasil, Banco Pan).

Atendimento pelo WhatsApp

A equipe do Decon também está disponível para receber reclamação, denúncia e tirar dúvidas de consumidores através do WhatsApp (85) 98685-6748.

SERVIÇO:
Decon no bairro Panamericano
Data: 16 de junho de 2023
Horário: 9h às 16h
Local: Pátio Panamericano (Rua Rio Grande do Sul, nº 860, bairro Panamericano, Fortaleza)

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