PGJ recebe primeira-dama do Estado Lia Freitas e conhece estruturação do Programa Estadual de Combate à Fome


O procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), Manuel Pinheiro, recebeu na tarde desta quarta-feira (25/01), na sede da Procuradora Geral de Justiça (PGJ), no Cambeba, visita da primeira-dama do Ceará, Lia Freitas. Durante o encontro, foram discutidas iniciativas sobre como o Ministério Público poderá contribuir com o Programa Estadual de Combate à Fome, que está em fase de estruturação e envolverá a colaboração de diversas instituições.

Além do procurador-geral de Justiça e da primeira-dama, estiveram presentes a promotora de Justiça Giovana Melo, titular da 9ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, especializada em Conflitos Fundiários e Defesa da Habitação; a coordenadora da Assessoria Jurídica da Procuradoria Geral de Justiça, promotora Daniele Carneiro; a procuradora de Justiça aposentada Socorro França, secretária de Direitos Humanos do Estado; e o assessor especial da Casa Civil, Cícero Cavalcante, integrante do Grupo de Trabalho do Programa de Combate à Fome.

O procurador-geral de Justiça reconheceu a importância do tema e a necessidade de iniciativas conjuntas para buscar soluções para combater questões como a fome e a desigualdade. “Estamos aguardando a definição das ações do programa para realizarmos, como instituição, tudo que estiver ao nosso alcance e dentro das nossas funções legais. É uma área desafiadora e que depende de articulações com o governo federal, com as secretarias de estado, com a sociedade civil e com o setor produtivo. O programa está muito bem orientado para definir ações estruturantes que ajudem a resolver problemas que infelizmente ainda marcam o estado e o país”, ressaltou Manuel Pinheiro.

A primeira-dama Lia Freitas agradeceu a receptividade do MPCE para discutir e acolher a demanda. “Temos o Ministério Público como um órgão independente, sério, que vem realizando muitas ações sociais e tem preocupação com o direito humano, essencial e fundamental do povo cearense. Estamos aqui para unir forças, para que em breve estejamos com ações emergenciais de combate à fome, garantindo a segurança alimentar do cearense”, sinalizou.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br