MPCE lança Clube de Leitura para público interno


Com o objetivo de fomentar a cultura e perpassar o interesse pela leitura, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), lança o Clube de Leitura MPCE. Tendo como escopo a leitura de livros em geral, abrangendo, em especial, obras da literatura brasileira e regional, o projeto é voltado para o público interno: membros, servidores, estagiários e terceirizados. Os encontros serão remotos (inicialmente) e promovidos na última quarta-feira do mês. A cada evento, uma publicação será contemplada. O primeiro já tem obra e data definidas: O Quinze, de Rachel de Queiroz, no dia 28 de julho, às 19 horas, via plataforma Teams. As inscrições estarão abertas a partir do dia 5 de julho, via plataforma do CEAF/ESMP (link abaixo). 

A mediação de julho será da promotora de Justiça Greicianny Carvalho e do servidor Rafael Caneca, com o intuito de administrar o tempo do evento e de fala dos participantes. A ideia é manter o foco das discussões e debates, além de motivar e sugerir pautas para as próximas edições. O Clube não contemplará obras jurídicas, pois a proposta é fugir das leituras cotidianas e relacionadas aos trabalhos do MPCE e alcançar o máximo de colaboradores. Também está prevista a presença de convidados e especialistas no livro escolhido, tornando a conversa ainda mais rica. 

Segundo a bibliotecária da ESMP, Tatiana Quirino, os encontros trazem inúmeros benefícios, como aliviar o estresse e o cansaço mental, bem como proporcionar reflexões, empatia e melhora da escrita e da argumentação. “O Projeto busca incentivar a leitura e fomentar a cultura, sendo de grande importância para este momento de tensão e de isolamento social. Ele será base para a gente gerar sociabilidade e discutir as obras, tudo isso em encontros leves, prazerosos e lúdicos”, completa.  

Confira as regras do Clube de Leitura do MPCE: 

1. Os encontros acontecerão, inicialmente, de forma virtual, pela plataforma Teams. A sala estará aberta (disponível para acesso) 15 minutos antes do encontro. Com o retorno das atividades presenciais, os encontros poderão ocorrer de forma híbrida, ou seja, presencial e virtual, para possibilitar a participação de membros, servidores, estagiários e terceirizados do MPCE de todo o estado do Ceará; 

2. O mediador será responsável por abrir as discussões; fazer uma breve apresentação da obra escolhida; e gerenciar o tempo geral, a ordem e o tempo de fala dos participantes, primando pela manutenção de foco nas discussões e debates apenas sobre a obra e seu(sua) autor(a). Ao final do encontro, ele também será responsável por abrir a eleição para escolher o livro da próxima edição.  

3. Os participantes terão até 3 minutos por fala. 

4. A escolha dos livros deverá recair, primordialmente, sobre obras fáceis de serem encontradas, com custo de aquisição viável. A compra do livro e a leitura serão de inteira responsabilidade do participante, eximindo-se o MPCE de disponibilizar livros, de forma gratuita, para os participantes do Clube. Não obstante, estimula-se o empréstimo de exemplares da Biblioteca do MPCE, quando disponíveis. 

5. Os participantes primarão pela observância do respeito e decoro com os demais, ouvindo atentamente as falas do outro e estabelecendo um diálogo sempre cortês. Opiniões divergentes são muito bem-vindas, mas sempre de forma respeitosa. Eventuais condutas que firam o bom comportamento poderão ser interrompidas e advertidas pelo mediador, o qual buscará manter a ordem na conversa. 

6. Encoraja-se a participação de todos os presentes no encontro, mas as falas ocorrerão apenas quando houver manifestação de forma livre e espontânea com esse intuito. Ou seja: o participante não é obrigado a falar, podendo permanecer como ouvinte durante todo o encontro. 

Serviço: 
Clube de Leitura do MPCE 
Lançamento: 28 de julho de 2021 
Horário
: 19 horas 
Acesso via plataforma Teams 
Inscrições
https://cursos.mpce.mp.br/

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br