MPCE lança campanha em Fortaleza para cadastrar pessoas em situação de vulnerabilidade social para receberem vacina contra Covid-19


Cadastrar pessoas em situação de vulnerabilidade social para receberem a vacina contra Covid-19 em Fortaleza. Esse é o intuito da campanha “Cadastro Solidário”, lançada pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A campanha inicia nesta sexta-feira (02/07), a partir das 7h da manhã, no Senai da Barra do Ceará (Rua Florêncio de Alencar, 600 – Barra do Ceará, Fortaleza), com a presença do procurador-geral de Justiça do Ceará, Manuel Pinheiro, e do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão. Ao longo de duas semanas, em locais a serem divulgados, membros, servidores, estagiários e colaboradores do MPCE, além de funcionários da FIEC, farão o cadastro de cidadãos de Fortaleza na plataforma Saúde Digital. A iniciativa terá apoio logístico dos veículos adaptados do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon) e da Ouvidoria-Geral do MPCE.

O coordenador do Caosaúde, promotor de Justiça Eneas Romero, explica que a campanha beneficiará a população que não tem acesso ou possui dificuldade com o uso de equipamentos eletrônicos, necessários ao cadastramento na plataforma Saúde Digital, requisito para receber a vacina contra a Covid-19. “O objetivo é ir para os bairros de Fortaleza onde temos um menor número de cadastrados e auxiliar a população fazendo o cadastro para garantir a vacinação de todos. Os veículos do Decon e da Ouvidoria serão utilizados para acesso aos diversos bairros a fim de cadastrarmos as pessoas que são excluídas digitais para que logo possamos ter todas as pessoas cadastradas e posteriormente vacinadas a fim de superarmos essa grave crise sanitária”, ressalta.

Serão atendidas pessoas residentes em 28 bairros da Capital, selecionados conforme a necessidade de cadastramento da população e seguindo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). São eles: Ancuri, Autran Nunes, Barroso, Bela Vista, Bom Jardim, Couto Fernandes, Cristo Redentor, Conjunto Ceará (4ª etapa), Dendê, Henrique Jorge, Itaoca, Jacarecanga, Jangurussu, Jardim das Oliveiras, Jardim Iracema, José Walter, Monte Castelo, Pan Americano, Parque Araxá, Parque São José, Paupina, Planalto Airton Sena, Pirambu, São Raimundo, Sapiranga, Serrinha, Siqueira e Tancredo Neves. Também estão inclusos os empreendimentos do programa “Minha Casa, Minha Vida”.

O “Cadastro Solidário” acontece entre 2 e 16 de julho, somente de segunda a sexta-feira, começando pelos bairros Ancuri, Barroso, Jangurussu, Jardim das Oliveiras, Paupina, Sapiranga e Tancredo Neves. Apenas no primeiro dia, a campanha começará às 7h. A partir de 5 de julho, o cadastramento será feito entre 8h e 16h. Para ser cadastrado, o cidadão precisa ter em mãos a documentação necessária para cadastramento, isto é documento original com foto, CPF e comprovante de endereço. É obrigatório usar máscaras e manter distanciamento, conforme estabelece o Decreto em vigência.

A campanha do MPCE é realizada pelo Centro de Apoio Operacional da Saúde (Caosaúde), pelo Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon) e pela Ouvidoria-Geral; com apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), da Secretaria de Administração (SEAD), da Assessoria de Comunicação e do Núcleo de Segurança Institucional e Inteligência (Nusit). Outras instituições que apoiam a campanha além do MPCE, da FIEC e do Senai, são a Enel, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e as Secretarias Executivas Regionais.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br