Projeto “Educação e Cidadania contra a Corrupção” visita Mombaça e Jaguaribe


12.06.19.Educação.Cidadania.Mombaça.sNesta semana, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) esteve nos municípios de Mombaça e de Jaguaribe para encontros do projeto “Educação e Cidadania contra a Corrupção”. De acordo com o promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público (CAODPP), Élder Ximenes, a iniciativa pretende atingir, inicialmente, 10% das escolas com alunos do quarto e do quinto ano.

Na última terça-feira (11/06), o coordenador Élder Ximenes realizou a primeira ação da semana em Mombaça, após a abertura conjunta dos trabalhos, com a equipe do TCE e a presença do prefeito da cidade, Ecildo Evangelista Filho. Na quinta-feira (13/06), o projeto foi para Jaguaribe. Os próximos encontros estão previstos para Canindé, em 6 de agosto, e para Ipueiras, em 8 de agosto.

Segundo Élder Ximenes, a palestra em Mombaça foi para um público de 24 pessoas, que foi bastante receptivo ao projeto. “Em Mombaça, destaco a emoção de revisitar uma cidade na qual fui promotor titular há quase 14 anos. Constatei a evolução do município e a melhoria de suas condições físicas e, inclusive, estéticas”, relata. Em Jaguaribe, o coordenador destaca a organização da Secretaria de Educação e o café da manhã oferecido aos participantes.

13.06.19.Educacao.cidadania.rs.s“Fundada nessa boa receptividade em todos os municípios, temos a esperança de ver esse projeto rendendo frutos e tendo uma longa vida, de forma que, a cada ano, seja ampliado o alcance das escolas. A partir desse trabalho humilde, de baixo para cima, com os professores, esperamos que a iniciativa seja adotada pelas pastas de Educação dos municípios cearenses como programa de Estado, com conteúdos permanentes voltados à prevenção da corrupção e a promover a ética e a cidadania nas escolas desde a mais tenra idade”, ressalta.

Na oportunidade, o coordenador do CAODPP também divulgou o 11º Concurso Nacional de Desenho e Redação, promovido pela CGU, com o tema “Você faz o que é certo mesmo que ninguém esteja olhando?’”. O tema do concurso é sobre prevenção à corrupção, tendo como público-alvo as escolas de todo o Brasil.

“Educação e Cidadania contra a Corrupção”

Fruto de parceria do MPCE e as Escolas de Gestão do Ceará – como EGP/SEPLAG, EGPM/APRECE, IPC/TCE, ENAP/SRF e ESMP/PGJ – a iniciativa objetiva alcançar a juventude cearense e prevenir a prática da corrupção. Ela também atua em colaboração com o Projeto TCEduc, um programa de capacitação de gestores e atividades pedagógicas, realizado pelo Instituto Plácido Castelo. “Temos a certeza que, com essa parceria e com o engajamento de nossos educadores e alunos, teremos um futuro que tanto almejamos para a nova geração”, afirma o promotor Élder Ximenes.

Realizando um trabalho didático nas escolas cearenses, o “Educação e Cidadania contra a Corrupção” tem uma tarefa preventiva de caráter permanente. A meta é ampliar o projeto para garantir a sua permanência em todas as escolas públicas e particulares do estado. “Nossa sociedade ainda é muito leniente contra a prática da corrupção. Esperamos que o trabalho continuado ajude a prevenir pequenos atos de corrupção, a fim de evitarmos um mal maior no futuro”, declara.

Reuniões

O coordenador do CAODPP aproveitou a ocasião para reunir-se com os titulares das Promotorias de Justiça de Pedra Branca, Mombaça, Solonópole e Jaguaribe, para ouvir os reclamos e oferecer os serviços do Centro de Apoio.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br