Ouvidoria Itinerante do MPCE  realiza atendimento no Terminal do  Antônio Bezerra 


30.04.19.Panfletagem.Terminal.Antonio.Bezerra.sA Ouvidoria Itinerante do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) realizou atendimentos no Terminal do Antônio Bezerra, em Fortaleza, na manhã desta terça-feira (30), dando aos cidadãos que passaram pelo local a possibilidade de fazer reclamações nas mais variadas áreas. Dentre os presentes estavam a ouvidora-geral, procuradora de Justiça Vera Maria Fernandes Ferraz, e os assessores jurídicos Ana Cláudia de Morais e Luciano Tonet, ambos promotores de Justiça. A divulgação dos trabalhos da Ouvidoria está determinada na Lei nº 14.093/2008, art. 2º, inciso XII.

Além dos atendimentos, que tiveram início às 8h, os membros do MPCE realizaram a distribuição de panfletos com explicações sobre o funcionamento da Ouvidoria. O material de divulgação também foi disponibilizado em braile, para facilitar o acesso à informação por deficientes visuais.

De acordo com a ouvidora-geral, Vera Ferraz, foram recebidas reclamações diversificadas, com destaque para denúncias contra irregularidades no transporte urbano. Ela ressalta que todas as reclamações são acompanhadas pelo MPCE após serem registradas. “Toda e qualquer reclamação tem um destino. O cidadão procura a Ouvidoria, registra a reclamação e a Ouvidoria manda aquela reclamação para o setor competente”, explica.

Para o promotor de Justiça Luciano Tonet, a Ouvidoria cumpre o papel de interlocutora entre o MPCE e a sociedade, e acolhe as denúncias e reclamações dos cidadãos. “A comunidade pode procurar o MPCE, por meio da Ouvidoria, que vai fazer os encaminhamentos para os órgãos de execução e os promotores que trabalham diretamente com aquela área vão dar uma resposta ao cidadão. A partir daí existe uma engrenagem que começa a funcionar, porque, com a reclamação, começa a aparecer os problemas do serviço público”, ressalta.

Ana Maria Bezerra tem 63 anos e foi uma das cidadãs a buscar atendimento na Ouvidoria Itinerante. A dona de casa fez uma reclamação contra o posto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Caucaia. Ela diz que desde setembro de 2018 tenta se aposentar, mas é mal atendida durante a perícia médica e tem o benefício negado. A equipe da Ouvidoria orientou a dona de casa a realizar o pedido de concessão do benefício por meio de ação judicial.

Salatiel Bandeira, também de 63 anos, cobrou mais respeito com os idosos que utilizam o transporte público. Salatiel abriu uma reclamação contra os motoristas da empresa Vitória. Segundo ele, os profissionais têm dificultado o embarque e desembarque de idosos, parando o veículo em locais de difícil acesso.

O comerciante Jocerlano da Silva Ferreira fez uma denúncia contra a empresa Socicam, que administra e organiza os terminais de ônibus da Capital. Ele critica a falta de organização e de segurança nas plataformas e filas de embarque. O comerciante relata que já registrou as ocorrências para a administração, mas nenhuma medida foi tomada. Com a denúncia para a Ouvidoria, ele espera que o problema seja resolvido.

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