Cláudio Chaves Arruda é empossado no cargo de Promotor de Justiça de Entrância Inicial


28.04.19.posse.promotor.sO Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado do Ceará realizou, na manhã desta segunda-feira (29), a Sessão Solene de Posse e Exercício do candidato nomeado Cláudio Chaves Arruda, aprovado no Concurso Público de ingresso à carreira de membro do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), para o cargo de Promotor de Justiça de Entrância Inicial. Cláudio Chaves Arruda preencherá a vacância da Comarca de Madalena, conforme Ato nº 67/2019, datado de 23 de abril de 2019.

A promotora de Justiça e secretária dos Órgãos Colegiados, Sandra Viana, procedeu a leitura do Termo de Posse e Exercício no cargo e, em seguida, o promotor de Justiça empossando leu o juramento. Cláudio Chaves Arruda foi saudado pelo promotor de Justiça e presidente da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), Aureliano Rebouças Júnior, para quem aquele momento era de celebração e alegria para todos que acompanharam de perto a luta e o empenho do então candidato até chegar aos quadros do MPCE.

Segundo afirmou Aureliano, ser promotor de Justiça não é uma tarefa fácil. “Muitos obstáculos serão colocados no caminho de Vossa Excelência, mas temos um papel importante perante a nossa patroa, que é a sociedade. É preciso termos colegas abnegados, esperançosos com raça e determinação. O contato diário com a sociedade deve ser formal, mas também humano, porque o promotor de Justiça acumula diversas atribuições, especialmente, a de ser um agente de transformação social num país repleto de desigualdades sociais”, disse. Ele acrescentou que o promotor de Justiça precisa demonstrar que quando o Ministério Público é atacado, a sociedade também é atacada, porque o MP é o seu defensor.

Em sua mensagem de boas-vindas, a vice-procuradora geral, Vanja Fontenele, começou por cumprimentar os pais e a esposa do promotor de Justiça. Ela reiterou que Cláudio Chaves enfrentará muitas batalhas pela frente, posto que, infelizmente, a sociedade brasileira ainda não se encontra tão avançada na defesa e consolidação dos direitos e garantias. “Mas o senhor não estará sozinho em sua luta. Contará com a ajuda de todos, frente a este cenário de enfraquecimento das instituições. Desejo-lhe toda a sorte do mundo e o senhor estará entre tantos outros bravos guerreiros”, enfatizou.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br