NUPROM ministra palestra sobre Lei Maria da Penha no Vapt Vupt Messejana


Palestra NUPROM Vapt Vupt.O Núcleo Estadual de Gênero Pró-Mulher (NUPROM), do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), participou, na manhã desta quarta-feira (08/03), de evento promovido pela Coordenadoria da Unidade Vapt Vupt, equipamento vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado (Sejus), localizada no bairro Messejana. Na ocasião, a promotora de Justiça integrante do NUPROM, Lucy Antoneli da Rocha, ministrou palestra abordando o tema “Violência contra a mulher – aspectos práticos da Lei Maria da Penha”.

A promotora de Justiça explicou aos usuários do Vapt Vupt e colaboradores presentes como é o trâmite de um processo que diz respeito à Lei Maria da Penha, quem a mulher deve procurar em caso de violência e quais são as medidas protetivas. Na oportunidade, mulheres que foram vítimas de violência e têm processos tramitando na Justiça falaram sobre a importância da denúncia e a eficácia das medidas protetivas. Foram distribuídos ainda camisetas da campanha de combate à violência contra a mulher do NUPROM e brindes pela Coordenadoria do Vapt Vupt.

Lucy Antoneli avalia que, apesar da palestra e da fala das mulheres que dividiram experiência com os participantes ter sido proveitosa, ainda há muitas pessoas desinformadas quando o assunto é violência contra a mulher. “Podemos dizer que houve um avanço no que diz respeito à conscientização de mulheres sobre seus direitos enquanto vítimas de violência, mas o caminho a ser percorrido para combater a violência de gênero é longo. Ainda há muita falta de conhecimento sobre os dispositivos da Lei Maria da Penha, de como se pode fazer uma denúncia e, o mais alarmante, é fato de muitas pessoas desconhecerem o canal do Disque 180, que é um serviço gratuito da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, no qual as mulheres podem receber orientações sobre direitos e sobre a legislação vigente, com encaminhamento para os serviços quando necessário, bem como podem registrar denúncias ou relatar casos de violência”, informa a promotora de Justiça do NUPROM.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br