Como evitar a compra de medicamentos falsificados?


› Para evitar colocar sua saúde em risco e se resguardar de falsificações medicamentosas, são necessários alguns cuidados.

› Inicialmente, apenas adquira medicamentos em farmácias e drogarias, que, por sua vez, têm obrigação de obter medicamentos apenas de distribuidores autorizados a funcionar pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA.

› Evite comprar medicamentos em bodegas, feiras, supermercados e afins. É preciso observar se, no local, há autorização para a comercialização dos referidos produtos, pois assim a fiscalização e eventuais reclamações sobre a procedência dos medicamentos serão facilitadas.

› Segundo preceitua a Lei nº 13.021, de 08 de agosto de 2014, a farmácia é a unidade de prestação de serviços onde há assistência à saúde e manipulação e/ou dispensação de alimentos, na qual deve haver um responsável farmacêutico durante todo o horário de funcionamento, responsável

Art. 3o Farmácia é uma unidade de prestação de serviços destinada a prestar assistência farmacêutica, assistência à saúde e orientação sanitária individual e coletiva, na qual se processe a manipulação e/ou dispensação de medicamentos magistrais, oficinais, farmacopeicos ou industrializados, cosméticos, insumos farmacêuticos, produtos farmacêuticos e correlatos.

Art. 5º No âmbito da assistência farmacêutica, as farmácias de qualquer natureza requerem, obrigatoriamente, para seu funcionamento, a responsabilidade e a assistência técnica de farmacêutico habilitado na forma da lei.

› Atentar-se à embalagem é fundamental, devendo o consumidor observar na rotulagem a presença de informações como as datas de fabricação e de validade, o registro do medicamento no Ministério da Saúde, a identidade do fabricante, o lote, nome e registro do técnico responsável.

› Preços muitos baixos também pode indicar uma maior atenção à origem do produto. Verifique a qualidade da embalagem, se as informações estão legíveis e não estão rasuradas ou raspadas. O lacre, tampouco, pode estar violado.

Atenção à compra de medicamentos pela internet. Sites em que não é possível visualizar o endereço, o CNPJ e o telefone do estabelecimento podem não ser uma boa escolha. Dê preferência a sítios eletrônicos de empresas mais conhecidas no mercado, pois isso facilita sua localização para fins de abertura de reclamação.

› Guarde sempre os comprovantes de compra, pois eles servirão como garantia para caso haja algum problema.

› Por fim, é sempre válido ressaltar que apenas ao médico cabe indicar o melhor medicamento para o tratamento do consumidor, conforme seu caso, principalmente quando se trata de fármacos de uso controlado. Não se automedique, pois o medicamento, caso não seja devidamente administrado, pode causar, inclusive, efeito reverso do que se deseja.

Quaisquer dúvidas ou denúncia, o consumidor pode contatar o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, através do telefone (85) 34524505 ou (85) 3454-1195.