Mapa Social do MPCE tem nova versão de painéis para público interno e externo


O Mapa Social, ferramenta digital do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), reúne indicadores econômicos e sociais referentes aos municípios cearenses e ao estado. Os dados estatísticos, abertos, são originários de diferentes instituições e órgãos públicos que se relacionam à atuação do Ministério Público. Para ter acesso às novas informações, uma atualização dos painéis está sendo disponibilizada ao público interno e externo, com acesso gratuito.   

A ferramenta de Business Intelligence (B.I.) pode ser acessada pela intranet e pelo site do MPCE, assim como nas páginas do Planejamento Estratégico e dos Centros de Apoio Operacional. Aspectos como urbanização, segurança, saúde, educação já constavam nos painéis e, com a nova versão, foram incorporados gráficos de saneamento, trânsito e assistência social. 

Dessa forma, através do Mapa Social, os gestores contam com uma variedade de indicadores atendendo a demandas específicas da sociedade e dos Centros de Apoio. Cada tema apresenta uma série de detalhes relacionados à dinâmica das cidades, como a quantidade de domicílios com redes de esgoto, água, energia e coleta de lixo; apreensão de armas e entorpecentes; taxa de mortalidade infantil, imunização e notificação compulsória de doenças; número de matrículas nas escolas e distorção idade-série; e mortalidade em acidentes com motocicletas, entre outras abordagens.   

O projeto teve início com a Secretaria de Tecnologia da Informação (SETIN), enquanto os Centros de Apoio atuam desde o começo como órgãos de promoção. O Laboratório de Inovação do MPCE (LINO), por sua vez, tornou-se acelerador do processo e responsável pelas evoluções dos painéis. A ferramenta foi inspirada em mapas lançados por outros Ministérios Públicos e permite que tanto membros do MPCE quanto a população tenham acesso a variados dados de repositórios, como do Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades (IDECI) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).   

No site do MPCE, o Mapa Social pode ser acessado através do link: 

http://www.mpce.mp.br/institucional/centros-de-apoio-operacionais/ 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br