MPCE promove evento on-line sobre avanços e desafios da educação inclusiva


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Centro de Apoio Operacional da Educação (Caoeduc) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), com apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), realizará, no dia 29 de agosto de 2022, o evento on-line “Educação Inclusiva: Avanços e Desafios”. O objetivo é fomentar o debate sobre o direto à educação, difundir ações de inclusão para pessoas com deficiência e, dessa forma, fortalecer a atuação do Ministério Público e dos agentes sociais que atuam na seara educacional. A programação é aberta ao público e será transmitida pelo canal do Youtube do MPCE. Os interessados podem se inscrever por meio da Plataforma de cursos da ESMP/CEAF.  

O evento terá início às 9h, com abertura pela coordenadora do Caoeduc, a procuradora de Justiça Elizabeth Almeida. Em continuidade, serão ministradas, por promotores de Justiça e professores e pesquisadores, palestras com as seguintes temáticas: a atuação do Grupo Especial de Educação (Geduc) do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) com relação à educação inclusiva; a responsabilidade coletiva de realização dessa inclusão; e a atenção à acuidade visual e auditiva para alunos das escolas públicas de Fortaleza. Por fim, o evento será aberto para debate e encerrado às 12h.

Segundo a procuradora de Justiça Elizabeth Almeida, o Caoeduc tem como um dos pilares de sua atuação a atenção ao direito à educação da pessoa com deficiência. “Nesse sentido, o Centro vem implementando uma série de ações voltadas para essa temática, com destaque para o permanente intercâmbio com órgãos públicos e a sociedade, além da assessoria institucional aos promotores de Justiça que atuam nessa área. O evento em questão se configura como importante estratégia para fortalecer a atuação do Ministério Público no acompanhamento dessa vertente educacional”, declara.

SERVIÇO
Evento Educação Inclusiva: Avanços e Desafios 
Data: 29 de agosto de 2022, às 9h 
Transmissão: https://www.youtube.com/MinisterioPublicoCE
Inscrição: https://cursos.mpce.mp.br/

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br