Exposição fotográfica “Fortaleza Antiga” começa nesta sexta (12) no MP do Ceará


Olhar para os espaços da cidade de Fortaleza e se perguntar “quando, como e por quem esses espaços foram construídos?” é até comum, mas as respostas são complexas. A partir dessa reflexão, surge a exposição fotográfica “Fortaleza Antiga”, promovida pelo Ministério Público do Estado do Ceará. Com registros inéditos, a mostra será iniciada no dia 12 de abril e prosseguirá aberta ao público até 13 de maio na sede das Promotorias de Justiça de Fortaleza, no bairro Luciano Cavalcante.

A mostra revela um passado pouco conhecido de Fortaleza e faz o expectador viajar no tempo por acontecimentos e pela memória da cidade que, no dia 13 de abril, completa 298 anos. Na exposição, é possível conhecer sobre o desenvolvimento urbano da capital, com fotografias que datam dos séculos XIX e XX, como imagens do Passeio Público de Fortaleza, do Cine Teatro São Luiz na noite da inauguração e fotografias que documentam o funcionamento do transporte público urbano e do sistema de abastecimento de água do município.

“Fortaleza Antiga”, portanto, é um passeio entre a descoberta e a história de uma cidade em constante construção e reinvenção. A mostra é organizada pelo Departamento de Memória Institucional e Cultura do MP do Ceará, e a curadoria é do Museu da Fotografia de Fortaleza. A visitação pode ser realizada de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Serviço
Exposição Fotográfica “Fortaleza Antiga”
Visitação:
12 de abril a 13 de maio de 2024
Horário: das 9h às 16h (segunda-feira a sexta-feira)
Local: Sede das Promotorias de Justiça de Fortaleza (Rua Maria Alice Ferraz, nº 120, bairro Luciano Cavalcante)
Visitação aberta ao público

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br