ESMP promove oficina de Comunicação não-violenta em Sobral


ESCOLA Oficina de Comunicação Não-ViolentaConduzir conversas e discussões difíceis de uma maneira construtiva e adquirir mais segurança ao se comunicar com pessoas desafiadoras. Esses são alguns dos objetivos da Oficina de Comunicação Não-Violenta: transformando conflitos e conectando pessoas, promovida pela Escola Superior do Ministério Público (ESMP). A formação teve a sua primeira edição na sede da ESMP em Fortaleza e agora desembarca em Sobral. O evento acontece nesta quinta-feira (7/11), das 17h às 21h, no auditório da ESMP de Sobral.

A oficina será ministrada pela advogada colaborativa e professora Rachel de Mesquita Rodrigues. A palestrante também é mediadora extrajudicial, conciliadora em formação pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), consteladora familiar e facilitadora de Círculo de Diálogo e de Comunicação Não-Violenta. As inscrições são gratuitas e realizadas exclusivamente pela internet na página de cursos da ESMP.

Os módulos da formação são os quatro componentes da Comunicação Não-Violenta: observação sem avaliação; clareza na comunicação: distinguir sentimentos e pensamentos; linguagem de ações positivas; prática de diálogos e autocompaixão, entre outros aspectos.

A Comunicação Não-Violenta é ensinada há mais de 40 anos por mediadores, facilitadores e agentes voluntários. Entre os benefícios dessa forma de se comunicar, ainda se destacam: a estimulação da conexão entre as pessoas durante um conflito; maior clareza das necessidades próprias e como expressá-las claramente; e criação de um clima de cooperação, valorização e altruísmo nos relacionamentos.

Segundo Rachel Rodrigues, ela pode ser vista como uma nova forma de se comunicar que traz benefícios tanto no âmbito pessoal quanto nas relações interpessoais. “A Comunicação Não-Violenta permite identificar quais as necessidades e sentimentos que são trazidos por meio de uma fala, muitas vezes, agressiva. Esse diálogo permite que haja uma conexão através da comunicação, porque o maior problema da comunicação é você achar que ela está acontecendo quando, na verdade, não está”, explica.

SERVIÇO
Oficina de Comunicação Não-Violenta: transformando conflitos e conectando pessoas
Data: 7 de novembro de 2019 (quinta-feira)
Horário: das 17h às 21h
Local: Auditório da Escola Superior do Ministério Público em Sobral (Rua Coronel Rangel, nº 301 – Centro, Sobral, Ceará)
Inscrições: pela página de cursos da ESMP (www.cursos.mpce.mp.br)

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br