ESMP promove oficina de Comunicação Não-Violenta


WhatsApp Image 2019-10-11 at 17.19.24A Escola Superior do Ministério Público (ESMP) promoveu nesta sexta-feira, 11, a Oficina de Comunicação Não-Violenta. Voltada para o público interno do Ministério Público do Ceará (MPCE) e para a sociedade em geral, o evento abordou práticas construtivas de comunicação além de proporcionar dinâmicas de trocas e conexões entre os presentes.  

A advogada colaborativa e professora, Rachel Rodrigues, iniciou o encontro com uma meditação guiada chamada de “Chekin-in Interno”. “Eu venho desenvolvendo trabalhos em ambientes corporativos e institucionais trazendo essa percepção de como é importante olhar para dentro, porque, se eu sou honesta comigo, se eu consigo entender e enxergar os meus sentimentos e as minhas necessidades, aí sim eu vou conseguir estabelecer empatia com o outro e aí eu vou conseguir compreender e escutar o que tem, muitas vezes, por trás de um grito, por trás de uma fala agressiva. A comunicação não-violenta traz essa percepção de que por trás de todo grito, por trás de toda raiva, existe uma necessidade que não está sendo atendida”, destacou, Rachel.  

A pedagoga Carmen Nobre também participou do encontro. Ela ficou sabendo pelo site e se inscreveu com mais três amigas que trabalham como facilitadoras de círculos das práticas restaurativas na Pastoral do Menor. “A Rachel está proporcionando um momento realmente para parar e pensar. A comunicação não-violenta é exatamente isso, a gente cuidar primeiro de si. Vou levar para o meu dia a dia essa filosofia de conexão, primeiro consigo mesmo e depois com os outros”, declarou, Carmen.  

A Comunicação Não-Violenta é ensinada há mais de 40 anos por mediadores, facilitadores e agentes voluntários. Entre os benefícios dessa forma de se comunicar, ainda se destacam: a estimulação da conexão entre as pessoas durante um conflito; maior clareza das necessidades próprias e como expressá-las claramente; e criação de um clima de cooperação, valorização e altruísmo nos relacionamentos. 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br