ESMP: Rede Estadual de Escolas de Governo firma parceria com TCE


26.09.19.Termo.cooperação.ESMP.TCE.sA Rede Estadual de Escolas de Governo – órgão da qual a Escola Superior do Ministério Público (ESMP) é integrante – firmou, na quarta-feira (25/09), um Termo de Cooperação Técnica com o Tribunal de Contas do Ceará (TCE), por meio do Instituto Plácido Castelo (IPC). A parceria tem o intuito de estabelecer ações mútuas no processo de capacitação de servidores públicosNa oportunidade, estiveram presentes o coordenador geral da Rede Estadual de Escolas de Governo e diretor da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP), Cel. Juarez Júnior; a coordenadora adjunta da Rede e diretora-geral da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), promotora de Justiça Flávia Unneberg; o presidente do TCE Ceará, conselheiro Edilberto Pontes e a diretora executiva do IPC, Hilária Barreto. 

A iniciativa visa, ainda, promover a troca de informações e a otimização das atividades desenvolvidas, bem como melhorar a qualidade do que já é oferecido para os servidores públicos em suas Escolas. Durante a assinatura, o presidente do TCE Ceará, conselheiro Edilberto Pontes, ressaltou o diálogo estabelecido com a parceria. “O objetivo de todos é comum, é de interesse coletivo treinar e capacitar mais pessoas e é fundamental que a gente dialogue sempre e una forças”, afirma. 

Para a diretora da ESMP, Flávia Unneberg, a cooperação firmada com o IPC favorece a troca de conhecimentos entre as instituições de ensino. “O Instituto Plácido Castelo guarda uma série de competências, instrumentos muito úteis que podem ser de grande valia para que as outras escolas também experimentem esse avanço, com relação aos seus métodos de gestão de ensino”, enfatiza.  

O diretor da AESP, Cel. Juarez Júnior, destaca as vantagens proporcionadas pela iniciativa. “Essa aproximação nos permite colher os melhores frutos das instituições e aprimorar o trabalho das outras, além de nivelar em um plano elevado a qualidade do trabalho produzido. O termo de cooperação faz com que as escolas diminuam as arestas burocráticas umas das outras”, afirma. 

Os principais resultados das iniciativas da Rede é o aprimoramento das formações, cursos, simpósios, seminários, jornadas, eventos e outros, colaborando com a educação continuada dos servidores públicos. Conforme a diretora executiva do IPC, Hilária Barreto, o termo firmado permite aprimorar a gestão das instituições de ensino. “É sempre bom ampliarmos as maneiras de fomentar conhecimento e aperfeiçoar a gestão, com o compartilhamento de informações. O Tribunal de Contas, inserido na Rede de Escolas de Governo, tem uma atuação diferenciada e de extrema significância para o aperfeiçoamento da gestão pública do Estado do Ceará”, frisa.

*Com informações e foto do TCE 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br