O que é o Programa?

O Programa de Proteção e Defesa dos Consumidores de Produtos de Origem Animal (PROPOA) tem como objetivo orientar os consumidores, produtores e comerciantes sobre a importância de produzir e consumir alimentos seguros, com a finalidade de garantir e preservar a saúde dos consumidores.

Por que ficar atento?

Nem sempre o alimento de origem animal está livre de microrganismos prejudiciais à sua saúde ou atende todas às exigências de higiene. Algumas medidas preventivas podem ser muito úteis e benéficas na hora de comprar carnes, leite e derivados, mel, ovos, embutidos, peixes, crustáceos e moluscos, alimentos mais vulneráveis à contaminação.

Em defesa da saúde

A venda ou o armazenamento de produto de origem animal impróprio para consumo acarreta, por imposição da lei, na responsabilização do fornecedor e na retirada do produto do mercado, para proteção da vida e da saúde do consumidor. Portanto, os órgãos públicos que atuam na fiscalização desses produtos, em cooperação com a sociedade civil, agem em virtude da lei e em defesa da saúde da população.

Ao constatar irregularidades, entre em contato com os órgãos participantes do PROPOA.