Orientações na Busca de Desaparecidos


Os registros de desaparecimento podem ser feitos através do CIOPS – Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança, que atende a ocorrências emergenciais em um centro integrado que envolve a Polícia Militar para atendimento imediato e a Polícia Civil para investigação e acompanhamento.

Quando se constata o desaparecimento de alguém, deve ser orientado no sentido de acionar o serviço via chamada de Emergência para os números 190, 192 e 193, ou ainda pelo aplicativo 190.

A ocorrência ao entrar no sistema é simultaneamente comunicada a todos os sistemas integrados de atendimento de ocorrências, seja para os órgãos vinculados a SSPDS (Polícia Militar, Polícia Civil e Bombeiros Militar), como para os integrados: SAMU, Guarda Municipal, entre outros.

É sempre importante orientar que se apresente a foto mais nítida e atualizada possível da pessoa desaparecida.

O boletim de ocorrência pode ser feito em qualquer delegacia, ou até mesmo pela internet, por meio do site https://www.delegaciaeletronica.ce.gov.br/beo/cadastro.jsp. Em qualquer das hipóteses, a delegacia, que será responsável pela apuração do caso, será comunicada por meio do sistema interno da Polícia Civil.

Se for feito pela internet, os telefones para contato da pessoa que comunica o desaparecimento são de suma importância, pois após o preenchimento do formulário no site, ele só será validado como Boletim de Ocorrência depois que um funcionário da Delegacia Eletrônica telefonar e confirmar os dados fornecidos. Nesse caso, também relevante registrar um e-mail para receber cópia do BO eletrônico e encaminhar uma fotografia recente da pessoa desaparecida para 12dp.dhpp@policiacivil.ce.gov.br ou 12dh.dhpp@gmail.com.

Ao registrar o BO, é muito importante que sejam registrados o máximo de informações que possam auxiliar na investigação, tais como:

Quer comunicar um desaparecimento?


ACESSE O FORMULÁRIO