O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Programa dos Núcleos de Mediação Comunitária (Pronumec), com apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), promove, no mês de novembro, o Curso de Mediação Comunitária no bairro José Bonifácio. A ação ocorrerá na sede da ESMP, localizada na Rua Assunção, n° 1200. As inscrições devem ser formalizadas pelo e-mail mediacaocomunitaria@mpce.mp.br.
O curso tem o objetivo de formar mediadores comunitários para o Núcleo de Mediação Central, visando a redução da violência, o acesso à justiça e a inclusão social pela valorização do ser humano e pelo respeito aos direitos fundamentais. A programação será dividida em duas etapas. A primeira, de módulo teórico, terá carga horária de 40h/a e irá ocorrer nos dias 6, 7, 8, 9, 10, 13, 14, 16, 17 e 20 de novembro, das 13h às 17h. Três meses após o encerramento da primeira etapa, o Pronumec dará continuidade ao curso com a fase prática, de 60h/a.
A atividade será ministrada pela assessora técnica do Pronumec do MPCE, Patrícia Palhano da Costa, mestre em Mediação e Conflitos Multidisciplinares pela Escola Internacional de Mediação, na Espanha.
Confira a programação:
Módulos teóricos (carga horária 40h)
1. Acolhida e Apresentação do Programa Núcleos de Mediação Comunitária (4h/a)
2. Conflito (4h/a)
3. Métodos de resolução de conflitos, conceito de mediação comunitária e sua historicidade (4h/a)
4. Princípios da mediação (4h/a)
5. O Mediador comunitário (4h/a)
6. Etapas da mediação (8h/a)
7. Técnicas de mediação (8h/a)
8. Mediações simuladas (4h/a)
Estágio prático supervisionado (carga horária 60h)
1. Acolhimento/Recepção (4h/a)
2. Participação em pré-mediações supervisionadas (8h/a)
3. Participação em mediação, como observador (16h/a)
4. Participação em mediação, como comediador (16h/a)
5. Participação em mediação, como mediador (16h/a)
Serviço:
Curso de Mediação Comunitária
Data/Período de realização:
Etapa teórica – 06, 07, 08, 09, 10, 13, 14, 16, 17 e 20 de novembro de 2023, das 13h às 17h.
Etapa prática – três meses após o término da etapa teórica.
Inscrições: pelo e-mail mediacaocomunitaria@mpce.mp.br
Modalidade: presencial
Local: rua Assunção, 1200
Público-Alvo: moradores do bairro José Bonifácio e adjacências
Número de Vagas: 40
Carga horária: 40h (etapa teórica) e 60h (etapa prática)
Telefone para informações: (85) 98563-3569