Operação do MPCE, SSPDS e CGD tem como alvo policiais militares suspeitos de peculato, tráfico de drogas e associação criminosa


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Núcleo de Investigação Criminal (NUINC), deflagrou, na manhã desta quinta-feira (11/05), a Operação Magnatas. Durante a operação foram cumpridos mandados de busca e apreensão contra sete policiais militares. Dois deles acabaram sendo presos em flagrante, um por posse de drogas para consumo próprio e o outro por posse de munições de arma de uso restrito. Todos foram afastados de suas atividades por decisão judicial. A operação contou com apoio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS-CE), através da Coordenadoria de Inteligência (Coin), da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública (CGD), e Delegacia de Assuntos Internos (DAI).   

A investigação apura a participação dos PMs em crimes de peculato, tráfico de drogas, associação criminosa, arrebate (tomada violenta de entorpecentes de traficantes) e transporte de drogas. O cumprimento dos mandados contou com o apoio da CGD.  

Nome da operação 

O nome “Magnatas” foi inspirado no título do filme “Magnatas do Crime”, que acompanha um traficante graduado em Oxford que usa suas habilidades para criar um império de maconha. 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br