MPCE promove workshop “Primeiros Socorros e Prevenção de Acidentes” em Juazeiro do Norte nesta sexta-feira (19)


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) promove, nesta sexta-feira (19/05), o workshop “Primeiros Socorros e Prevenção de Acidentes”, em Juazeiro do Norte. A capacitação, que ocorre entre as 8h30 e 11h30 no auditório do Central Park Comercial, será ofertada de forma presencial. A atividade é realizada por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e 1º Núcleo Regional da Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará em Juazeiro do Norte, com apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), Núcleo de Educação em Urgências, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Ceará e Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).  

“O workshop é de suma importância para os participantes, haja vista que não possui apenas o condão de orientá-los, mas capacitá-los para agir corretamente em um momento de emergência, seja no âmbito profissional, pessoal e familiar. Assim, se não impedir a morte, ao menos minora os efeitos causados pelos mais diversos tipos de acidentes”, explica o promotor de Justiça e coordenador do 1º Núcleo Regional da ESMP de Juazeiro do Norte, José Carlos Félix da Silva, 

O workshop tem como objetivo instruir os participantes sobre os principais métodos de primeiros socorros a serem utilizados para a prevenção e remediação de acidentes domésticos, como queimaduras, afogamento, picadas de animais, fraturas, desmaios, cortes, choques elétricos, torções, entre outros. Além disso, serão abordadas estratégias a serem utilizadas em casos de asfixia, sufocamento ou engasgo, que aparecem como a terceira causa de morte mais comum entre crianças e adolescentes com até 14 anos de idade.  

O conteúdo programático da capacitação será dividido em três fases. A primeira apresentará aos participantes conceitos relacionados aos primeiros socorros, como sinais vitais e Suporte Básico de Vida, a fim de facilitar a tomada de medidas em casos de convulsões, parada respiratória e parada cardíaca. Além disso, também será dada atenção especial aos cuidados em relação à Obstrução de Vias Aéreas por Corpos Estranhos (Ovace), com a explicação de métodos a serem utilizados em adultos, crianças e lactentes, que são os recém-nascidos dependentes da amamentação.  

A segunda fase irá tratar sobre a procura de cuidados profissionais para a remediação de emergências, desde o controle do sangramento, o transporte de pessoas acidentadas no trânsito, e o contato com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) como medida de socorro ainda na etapa pré-hospitalar. A terceira fase terá como objetivo conscientizar os participantes sobre métodos de primeiros socorros em casos de choque elétrico, afogamento ou semiafogamento, além do combate e da prevenção de Incêndios.  

Para participar, é necessário fazer inscrição na plataforma de cursos da ESMP/CEAF. Membros, servidores, assessores jurídicos, colaboradores e estagiários do MPCE podem participar, bem como o público externo interessado em se capacitar em primeiros socorros e prevenção de acidentes. O evento terá como facilitadores o coordenador da Residência de Cirurgia Geral do Hospital Regional do Cariri e coordenador médico-administrativo do SAMU de Juazeiro do Norte, Marco Antônio Bezerra Rulim; o coordenador do Núcleo de Educação em Urgências da Macrorregional Cariri do SAMU 192 Ceará e enfermeiro da Unidade de Terapia Intensiva da Casa de Saúde, José Hiago Feitosa de Matos; e o capitão do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará na cidade Juazeiro do Norte) e membro do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndios (CEPI), Francisco Eugênio da Cunha Dantas. Atuará como presidente da mesa a farmacêutica generalista pós-graduada em Atenção Farmacêutica pelo Centro Universitário de Juazeiro do Norte (UNIJUAZEIRO), Roseana Pereira da Costa.

Serviço:
Título do Evento: Workshop “Primeiros Socorros e Prevenção de Acidentes”.
Data: 19 de maio de 2023
Horário: 08h30min às 11h30min
Modalidade: Presencial
Inscrições: https://cursos.mpce.mp.br/
Local: Auditório do Central Park Comercial (Rua Catulo da Paixão Cearense, nº 135, 14º Andar, bairro Triângulo, Juazeiro do Norte)
Público-Alvo: Membros, servidores, assessores jurídicos, colaboradores e estagiários do MPCE e público externo
Vagas limitadas
Carga horária: 3h/a

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br