MPCE promove nesta terça (09) evento sobre processo de escolha de membros dos conselhos tutelares 2023


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (Caopij), promove nesta terça-feira (09/05), das 8h às 13h, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), um evento sobre o processo de escolha dos membros dos conselhos tutelares 2023. O momento é voltado exclusivamente para membros dos 184 Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) que compõem a comissão especial responsável pela organização e condução do processo de escolha dos novos conselheiros. Assim, o evento tem como objetivo orientar os representantes dos referidos conselhos sobre o pleito, que ocorrerá no 1º de outubro de 2023.

O evento foi pensado em virtude da parceria entre MPCE e Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE) para disponibilização de urnas eletrônicas para a votação. O coordenador do Caopij, promotor de Justiça Lucas Azevedo, e a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), Mônica Gondim, participarão da mesa de abertura, que contará também com um(a) representante do TRE/CE. Representantes do TRE/CE, inclusive, farão uma apresentação durante o evento sobre como o processo de votação ocorrerá e tirarão dúvidas dos participantes a respeito do pleito.

Mudança na legislação

A Resolução nº 231/2022 do Conselho Nacional dos Direito da Criança e do Adolescente (CONANDA), de dezembro de 2022, alterou o processo de escolha dos membros dos conselhos tutelares, exigindo, assim, atualização de leis municipais e atuação efetiva dos membros do CMDCA no cumprimento dos prazos para expedição de Resolução e publicação de Edital de Convocação. Em fevereiro, o MPCE já havia promovido um evento acerca dos processos de escolha dos membros dos conselhos tutelares 2023.

SERVIÇO:
Evento “Processo de escolha dos membros dos conselhos tutelares 2023”
Data
: 9 de maio de 2023 (terça-feira)
Horário: das 8h às 13h
Local: Auditório da Procuradoria Geral de Justiça (Av. General Afonso Albuquerque Lima, 130, Cambeba, Fortaleza)
Público-alvo: Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) dos 184 municípios cearenses

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br