3ª edição da Jornada do Idoso e da Pessoa com Deficiência do MPCE é marcada por lançamento de livro sobre o tema


A 3ª Jornada do Núcleo de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência, realizada na última sexta-feira (12/05), foi palco do lançamento do livro “Associativismo no Ministério Público Brasileiro e a Defesa dos Direitos de Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência”, de autoria do promotor de Justiça Alexandre de Oliveira Alcântara, atual secretário-executivo das Promotorias de Justiça da Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência de Fortaleza. O evento aconteceu no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, no bairro Cambeba, em Fortaleza e foi realizado pelo Núcleo da Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Nupid) e pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), com apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP).

O autor da obra, o promotor de Justiça Alexandre Alcântara, destacou a importância da abordagem teórica e prática das políticas públicas no campo das pessoas idosas e pessoas com deficiência no Brasil. “Este trabalho é uma prestação de contas à sociedade e o fruto da especialização de um trabalho que venho desenvolvendo desde que atuava no interior do Estado. O membro do Ministério Público deve embasar sua atuação prática numa ampla formação teórica para efetivar a proteção dos direitos humanos”, finalizou o promotor.

A 3ª edição da Jornada contou ainda com a palestra “Políticas de Cuidado à População Idosa: Entre a Persistência Familista e a Responsabilidade do Estado”, ministrada pela assistente social Adriana de Oliveira Alcântara, mestre em Gerontologia, doutora em Antropologia Social e com pós-doutorado em Políticas Públicas. A promotora de Justiça Edna Lopes Costa da Matta, integrante do Núcleo da Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência de Fortaleza, participou como debatedora da Jornada.

As Jornadas do Idoso e da Pessoa com Deficiência têm o objetivo de promover reflexão e debate sobre temas relevantes no âmbito dos direitos humanos da pessoa idosa e da pessoa com deficiência. O ciclo ainda terá mais seis edições ao longo de 2023 e busca proporcionar um intercâmbio de experiências entre profissionais em formação, bem como os já experientes, de áreas afins ao idoso e à pessoa com deficiência.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br