MPCE realiza ciclo de lives sobre adoção de crianças e adolescentes


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), do Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude (Caopij), e com o apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), irá promover, a partir desta quarta-feira (03/05), um ciclo de transmissões ao vivo referente ao projeto “Minha Cidade, Meu Abrigo”. Os encontros, que serão transmitidos através do Instagram do órgão ministerial, são abertos ao público e fazem alusão ao Mês da Adoção, comemorado em maio.

As lives serão realizadas entre os dias 3 e 31 de maio, sempre às quartas feiras, às 19h. O encontro de abertura terá como tema “Políticas Públicas Protetivas – Cenário Atual e Alternativas à Institucionalização” e contará com a participação do coordenador do Caopij, o promotor de Justiça Lucas Azevedo, do coordenador auxiliar do Centro de Apoio, o promotor de Justiça Dairton Costa, e da analista ministerial do órgão, a assistente social Valdenia Correia.

A programação irá discutir diversos temas relacionados ao assunto, como os riscos da adoção “intuitu personae”, que ocorre quando os pais biológicos entregam a criança a uma pessoa conhecida sem o devido processo legal; as possibilidades ou não da adoção aberta; e os cuidados necessários com a criança e adolescente que vivencia esse processo.

O público-alvo é a população em geral que tenha interesse pelo tema, com foco nos profissionais da área, estudantes, grupos de apoio à adoção.

Confira a programação:

03/05 – Tema: “Políticas Públicas Protetivas – Cenário Atual e Alternativas à Institucionalização” (19h)

10/05 – Tema: “Programa Guarda Subsidiada. Conceito, Estruturação e Experiências Exitosas” (19h)

17/05 – Tema: “Serviço Família Acolhedora. Conceito, Estruturação e Experiências Exitosas” (19h)

24/05 – Tema: “Sistema Nacional de Adoção no Ceará. Combate a Burlas a Fila do SNA” (19h)

31/05 – Tema: “Casa Lar e Acolhimento Institucional. Conceito. Estruturação e Experiências Exitosas” (19h)

Serviço:

Ciclo de lives do projeto “Minha Cidade, Meu Abrigo”
Data:
03, 10, 17, 24 e 31 de maio
Horário: 19h
Público-alvo: População em geral, com foco nos profissionais da área, estudantes, grupos de apoio à adoção e público

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br