Seminário discute direitos dos idosos e abre exposição Memórias da Permanência em Quixadá 


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (Caocidadania) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), realizou, na última quarta-feira (01/03), o “I Seminário para a Garantia de Direitos das Pessoas Idosas de Quixadá: os caminhos do envelhecimento na terra dos monólitos” no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). As palestras discutiram as violações de direitos dos idosos e como enfrentá-las, além de apresentar as políticas públicas existentes no município que são destinadas às pessoas com idade superior a 60 anos. 

O repentista Guilherme Calixto abriu o evento com uma apresentação artística marcada pelo estilo tipicamente nordestino. Após a abertura, o promotor de Justiça Alexandre Alcântara, titular da 15ª PJ de Fortaleza e coordenador auxiliar do Caocidadania, ministrou a primeira palestra, com o tema “Qual o significado de uma cidade amiga da pessoa idosa?”. Depois do coffee break, a coordenadora do Caocidadania, Giovana Melo, discorreu sobre a necessidade de discutir essas políticas públicas, as fragilidades identificadas nas redes de apoio dos municípios, e trazer à tona as boas práticas que estão sendo implementadas. Em seguida, o tema “O Ministério Público e a Proteção da Pessoa Idosa” foi abordado na palestra pelo promotor de Justiça da 4ª PJ de Quixadá, Claudio Chaves Arruda e pelo defensor Público de Quixadá, Júlio César Matias.  

A presidente da Associação Cearense Pró-Idosos (Acepi), Vejuse Alencar, deu continuidade à programação com a palestra “Direitos da Pessoa Idosa: Breves Reflexões”. A palestrante Rejane Sales Rodrigues, assistente social do Caocidadania, falou sobre “A Relevância da Execução de Políticas Públicas Municipais Para Pessoas Idosas”. Depois, foi discutido “O Papel do Conselho Estadual Nos Direitos das Pessoas Idosas” com a presidente do Conselho Estadual de Direito da Pessoa Idosa do Ceará (Cedi), Fabiane Danni Araújo. A atuação da Prefeitura de Quixadá na temática foi abordada na última palestra, ministrada pela assistente social e técnica da Vigilância Socioassistencial da gestão da cidade, Laís Carvalho Cunho, que discutiu “A Política Municipal dos Direitos à Pessoa Idosa de Quixadá: Apresentação dos Serviços, Programas e Projetos do Município”. 

Exposição Fotográfica Memórias de Permanência   

A cerimônia marcou também a abertura da exposição fotográfica “Memórias de Permanência” em Quixadá, na Casa de Saberes Cego Aderaldo, que registra o cotidiano dos residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) no Ceará. A ação é uma iniciativa do Ministério Público com a Acepi e ficará aberta para visitação em Quixadá até o dia 27 de março, às terças e quartas, de 8h às 12h e de 14h às 18h, e às quintas e sextas, de 8h às 12h e de 14h às 21h. A curadora da exposição é Eliane Lobo Martins. A Casa de Saberes Cego Aderaldo fica na Rua Pascoal Crispino, n°167 no bairro Centro. 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br