MPCE capacita agentes para identificar sinais de alerta e fatores de risco na prevenção ao suicídio


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por intermédio do Centro de Apoio Operacional da Saúde (Caosaúde) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), com apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), realiza, nesta segunda (06) e terça-feira (07), das 08h às 17h, a capacitação “Guardiões da Vida – Projeto Virando o Jogo”, no Auditório do Corpo de Bombeiros, no bairro Cidade dos Funcionários, em Fortaleza. A atividade será promovida em parceria com o Governo do Estado do Ceará e o Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará, por meio do Projeto Virando o Jogo.  

A formação faz parte das atividades desenvolvidas pelo Programa Vidas Preservadas, promovido pelo Caosaúde, e tem por finalidade transformar os participantes em “gatekeepers”, isto é, agentes de prevenção ao suicídio capazes de identificar sinais de alerta, além de fatores de risco e de proteção. Aprender a maneira correta de abordar quem possa estar com ideias suicidas e como cada caso deve ser encaminhado aos equipamentos ou serviços disponíveis na rede pública também são objetivos previstos para o período de curso.  

O Projeto Virando o Jogo foi instituído pelo Decreto nº 33.377 do Estado do Ceará e é uma política pública, no âmbito do Programa “Superação – Uma nova geração de políticas para a Juventude”, direcionada para adolescentes e jovens de 15 a 22 anos que não estudam e não trabalham, o qual oferece atividades socioeducativas e de qualificação profissional. Assim, o Caosaúde busca garantir mais qualidade no atendimento aos adolescentes e jovens acolhidos pelo Programa Vidas Preservadas, investindo na capacitação para os profissionais atuantes no programa.  

SERVIÇO: 

Capacitação “Guardiões da Vida – Projeto Virando o Jogo” 

Data: 06 e 07 de março de 2023 

Horário:  8h às 17h 

Local: Auditório do Corpo de Bombeiros, situado na Rua Chico Lemos, 946 – Cidade dos Funcionários. 

Público-Alvo: membros e servidores do MPCE e profissionais que atuam nos projetos Vidas Preservadas e Virando o Jogo (assistentes sociais, psicólogos, articuladores, bombeiros-monitores e gerentes) 

Modalidade Presencial  

Inscrições: https://cursos.mpce.mp.br/ 

Vagas limitadas 

Carga horária: 16h 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br